TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem Cordial

Artigos Científicos: Homem Cordial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 5

1) O homem cordial é aquele que age pelo coração, e uma de suas características é a falta de um filtro racional, pois ele age pela emoção. O homem cordial é aquele que tem o coração como intermédio de suas relações, segundo Sérgio Buarque de Holanda a cordialidade não se resume apenas no sentido literal da palavra, ou como o brasileiro é conhecido no estrangeiro tradicionalmente, por sua hospitalidade, sua simpatia, vindo de uma concepção mais ampla.

O cidadão de nosso país é analisado como alguém com dificuldades a cumprir ritos sociais que tenham curta rigidez formal, não pessoal e não afetiva.Como alguém que não consegue separar com maneira racional o espaço publico do privado , então o homem cordial tem horror a distância, pois tem suas raízes na espera do intimo, do familiar e do privado. O homem cordial é aquele que vem da família, é um homem hospitaleiro e generoso, no entanto , sua polidez é apenas aparente.Sérgio Buarque de Holanda diz que a mentalidade do cordial é uma sociabilidade aparente que não se impõe ao individuo e também não exerce efeito positivo na estruturação de uma ordem coletiva.

2) Segundo Oliveira Vianna existem dois tipos de idealismo, que são: o idealismo orgânico, que é o idealismo que se forma da realidade, da experiência. Seria o idealismo consciente, onde as instituições foram criadas a partir da observação do povo e do meio e não das ideias dos que criam sem conhecer a necessidade do povo, este idealismo seria um desenvolvimento estável e verdadeiro. O segundo idealismo seria o utópico, é o idealismo que poderia ser chamado de inorgânico, pois pode se dizer que é o contrario ao idealismo orgânico,este idealismo não leva em consideração os dados da experiência, podendo se definido como um contato de aspirações políticas em desacordo com as condições reais da sociedade que pretende se administrar. Oliveira Vianna entende que o direito e a política são fatores importantes do comportamento humano e compreende que alterando o governo, altera-se também o comportamento coletivo. Assim alterando o governo automaticamente altera o coletivo. Oliveira Vianna associa á culturologia um sistema decotômico de seu país: Brasil Real X Brasil Legal. O Brasil Real seria aquele que era constituído pelo povo – massa, aqueles que apoiavam suas vindas pelos direitos que vinham dos costumes, que apesar de inferior era autêntico. O Brasil Legal seria o de elite,culto com grande tendência ao liberalismo europeu, construída dos direitos e leis, e das estruturas políticas institucional impropriada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com