TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O homem cordial

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

Homem Cordial : Exemplos

''O brasileiro é emocional,age deixando a razão de lado,é pouco afeito às leis,confunde o público com o privado,abomina formalidades e despreza a ética,a civilidade e a cidadania.'' (MARCO. A Lenda do Homem Cordial). Percebemos então que o '' homem cordial'' é produto histórico originário da colonização portuguesa e sua estrutura sócio-política-econômica,ainda hoje,preponderante derivada do pensamento patriarcal e escravista.

Essa ''afetividade'' ou ''cordialidade'' pode ser claramente observada em qualquer instituição pública ou privada,como por exemplo: você passa mal,vai a um hospital público,se tem algum parente que trabalha lá,ou conhece alguém importante no cenário político,ou possui alguma ''influência'' no meio social ou político,é atendido de pronto e com a qualidade que requer qualquer atendimento médico,entretanto,se não conhece ninguém,e nem tem inflûencias no local,vai para uma fila(isso quando consegue a ''chance'' de ser atendido) de ''triagem'',após horas esperando,chega a sua vez,então a surpresa,o responsável pela triagem,geralmente mal humorado(a) lhe informa que seu problema não é emergência,portanto, você deverá procurar um posto de saúde próximo a sua casa,ou então,lhe manda aguardar que será chamado em breve,são mais umas horas de espera e o médico na sua vez,nem levanta os olhos da ficha e diz: - Você tem uma virose,vai tomar uma injeção e pode ir embora!

Outro exemplo: Uma mãe vai procurar vaga na escola para a sua filha menor,não encontra,mas... se tuver ''conchavo'', a situação será imediatamente resolvida.

Início de mês,seu salário é depoistado em conta e você precisa ir ao banco pagar uma conta,o banco está lotado,e o que o ''homem cordial'' faz? Dá seu jeitinho,entra na fila preferencial(de idosos,pessoas crianças de colo ou grávidas),ou então,passa a conta para a mão do(a) caixa que é seu(sua) conhecido(a).

Realmente o povo brasileiro é bem ''cordial''.

''O homem cordial'' objetiva através do uso exagerado de diminutivos a quebra de formalidade,da rigidez,visando uma certa ''intimidade'' na busca por ascensão e pela sua sobrevivência numa sociedade marcada pelas aparências,pelos ''favores'',pelas ''influências'',etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com