TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Homem Cordial - Sérgio Buarque de Holanda

Por:   •  15/10/2018  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Espírito Santo

Ciências Sociais

Lorena Pinheiro Martins

Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Holanda

 Capítulo 5 – O Homem Cordial

Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade — daremos ao mundo o “homem cordial” (p. 146).

Sérgio Buarque de Holanda escreve “O Homem Cordial” para o seu livro Raízes do Brasil, que foi publicado pela primeira vez em 1936, num período em que o Brasil questionava sua própria identidade. A vida pública brasileira teria sido altamente influenciada pelas relações familiares da época que eram de tipo primitivo patriarcal, pois essas relações que se criam na vida doméstica, sempre forneceram o modelo obrigatório de qualquer arranjo social entre nós brasileiros.

 O homem cordial, o brasileiro, é aquele que não se usa de formalidades. Aquele que tenta estreitar distâncias a todo custo e prioriza o afetivo, as relações pessoais, o emocional. Pra ele tanto faz ser amado ou odiado, desde que nunca seja esquecido. E para deixar essa marca legitimamente brasileira, é dado a boa hospitalidade, a generosidade, o carinho e o afeto, todos virtudes que seria engano se pensássemos que signifiquem "civilidade".

Para Holanda, no "homem cordial" teria uma explicação, e para ele:

"... a vida em sociedade é, de certo modo, uma verdadeira libertação do pavor que ele sente em viver consigo mesmo, em apoiar-se sobre si próprio em todas as circunstâncias da existência. Sua maneira de expansão para com os outros reduz o indivíduo, cada vez mais, à parcela social, periférica, que no brasileiro — como bom americano — tende a ser a que mais importa. Ela é antes um viver nos outros. Foi a esse tipo humano que se dirigiu Nietzsche, quando disse: “ Vosso mau amor de vós mesmos vos faz do isolamento um cativeiro”'(P.147)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com