TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Husserl critica psicologia, historicismo, naturalismo

Projeto de pesquisa: Husserl critica psicologia, historicismo, naturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  1.571 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo.

A fenomenologia é uma corrente filosófica que exerceu muita influência na metade do século XX. Surgiu na Alemanha, com filósofo Edmund Husserl, que foi influenciado por Platão, Descartes e Brentano, e Edmund por sua vez, influenciou nomes como: Martin Heidegger, Alfred Schutz, Jean Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty.

Husserl critica o psicologismo, o historicismo, o naturalismo

Após seu encontro com Brentano, Husserl entregou-se à análise de uma psicologia descritiva dos atos que constituem os objetos matemáticos, adotando o método da análise, o que implicava em uma nova concepção da subjetividade. O objeto da psicologia humana brentaniana tinha como fundamento a consciência de ser sempre consciência de algo, ou seja, a intencionalidade(1).

Husserl combateu o psicologismo e postulava constituir a fenomenologia "simultaneamente, uma introdução lógica às ciências humanas, enquanto procura definir-lhe eideticamente o objeto, anteriormente a qualquer experimentação"(2), ao tempo em que busca compreender o significado fundamental, especialmente quando frente a uma análise crítica voltada à ferramenta mental.

A fenomenologia de Husserl ganhou impulso no final do século XIX, princípio do século XX, durante a crise do subjetivismo e do irracionalismo. A fenomenologia é uma meditação lógica, ultrapassando as próprias incertezas da lógica, por meio de uma linguagem (logos) em que se exclua a incerteza. Foi contra uma etapa do pensamento ocidental, contra o psicologismo, o pragmatismo que a fenomenologia refletiu. Segundo o mesmo autor, tal corrente filosófica "...começou por ser e continua sendo uma meditação acerca do conhecimento, um conhecimento do conhecimento; e o célebre pôr entre parênteses consiste, em primeiro lugar, em dispensar uma cultura, uma história, em fazer todo o saber, elevando-se a um saber radical"(2).

Comungando desse aprendizado, no sentido de apropriar-se do referencial fenomenológico,"a fenomenologia é o 'caminho' (método) que tem por 'meta'a constituição da ciência da essência do conhecimento ou doutrina universal das essências"(3).

É uma filosofia do século XX que busca fundamentar, em novas exigências, as condições da ciência. Pretende conhecer onde o saber científico de uma ciência concreta ou empírica ganha apoio, tendo como ponto de partida os dados imediatos da consciência, a raiz de que se alimenta. Por isso seu estilo é voltado para o interrogativo, o radicalismo e o inacabamento essencial existente no fenômeno.

Esse método filosófico desvela a cotidianidade do mundo do ser onde a experiência se passa, transparece na descrição de suas vivências. A fenomenologia é uma orientação do pensamento europeu, a qual submeteu a concepção positivista a uma crítica radical do que se apresenta ao ser. O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo.

O fato de Husserl ter em vista, a todo momento, a subjetividade transcendental,correspondente à tarefa da investigação fenomenológica da constituição de toda validez ôntica. Mostrou que o problema consistia em rever e tornar possíveis a Filosofia e as Ciências Humanas, repensar seus fundamentos(4).

De acordo com o autor a fenomenologia é uma orientação do pensamento europeu, que submeteu as concepções realistas da percepção e da interpretação a uma crítica radical(5

1. A fenomenologia é uma corrente filosófica que exerceu muita influência na metade do século XX.

2. Surge com o filósofo alemão Husserl (1859-1938)

3. Husserl com a fenomenologia tenta reconstituir a vocação da filosofia que é sobretudo interrogar o que expressa algo dinâmico.

4. O que é fenômeno:

4.1 Etimologia de fenômeno: vem da palavra grega phainomenon particípio presente de phainesthai que significa aparecer. Aparecer carrega dois significados: ato de ocultar a realidade e manifestação ou revelação da mesma realidade.

4.2 Nos dicionários:

- Dicionário Aurélio: “Tudo quanto é percebido pelos sentidos ou pela consciência; tudo o que se observa de extraordinário no ar ou no céu”.

- Dicionário de filosofia de Abagnano: O mesmo que aparência. Nesse sentido o fenômeno é a aparência sensível que se contrapõe à realidade, podendo ser considerado manifestação desta, ou que se contrapõe ao fato, do qual pode ser considerado idêntico. (2007, p.510).

A fenomenologia surge no século XX propondo uma volta das pesquisas filosóficas ao homem abrangendo seus aspectos racionais e irracionais. Ela aparece como crítica tanto ao idealismo, que visava a ideia ou consciência como a instância última de criação de realidade, quanto ao positivismo que afirmava o conhecimento com sua origem estritamente vinculada aos sentidos.

O método fenomenológico abre mão de afirmar uma realidade ou coisa-em-si kantiana para voltar-se ao homem e sua experiência, oriundas tanto dos aspectos racionais quanto irracionais. Seu foco está em avaliar a experiência humana do mundo no âmbito das coisas como aparecem (fenômeno).

Husserl, grande desenvolvedor desse método, buscou trabalhar aquilo que se manifesta, rompendo com a pretensão de pensar a coisa-em-si como anteriormente se fazia. Seu método consiste em dois pontos iniciais: a via negativa e a positiva. A primeira propõe uma epoché, suspensão de juízo, para analisar a coisa como é conhecida, como aparece ao sujeito. A segunda é o movimento próprio de dirigir-se a coisa após essa suspensão.

O fenomenólogo critica três métodos epistemológicos: psicologista, aristotélico e cartesiano. O psicologismo (que nada tem a ver com a psicologia atual) concebia o conhecimento reduzido à esfera das sensações. Segundo a crítica, os princípios da matemática e geometria provêm da intuição e não tem vínculo com o dado sensorial. A visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com