TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Psicologia

Por:   •  13/4/2016  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica: A Psicologia Social e Consumismo da Sociedade Moderna 

Alguns conceitos da Psicologia Social, tanto a moderna como a tradicional, me fizerem relembrar questionamentos de dois semestres atrás na disciplina de Antropologia. O consumo na sociedade moderna, abordada por BAUMAN, em seu livro Vida para Consumo, é reforçado por estudos desta área da Psicologia.

O processo de socialização responsável pela construção de crenças, valores e significados em nossa vida é fortemente utilizado para incutir cada vez mais, regras básicas de relacionamento social onde, para fazermos parte de determinado grupo social, precisamos ter, consumir e assumir determinados padrões impostos pela grande força do consumismo moderno.

As tecnologias que por si só já se tornam um padrão social, encarregam-se de disseminar a idéia de adequação desejada, principalmente formando opiniões e ditando os padrões.

Outro conceito que reforça esta abordagem é a questão da Identidade, como o indivíduo se vê e se reconhece no mundo em que vive. BAUMAN, alerta para padrões sociais de beleza, que transformam as pessoas em mercadorias antes mesmo se serem indivíduos. Essa transformação não se limita apenas à aparência, mas também em um conjunto de comportamentos, crenças e valores que sejam parametrizados com a realidade social de consumo. Nos dias de hoje é inadmissível que não se tenha um celular altamente tecnológico, um perfil em pelos menos duas redes sociais, peso e aparência adequado com o padrão de beleza mundial, e claro produtos das marcas da moda.

BAUMAN observa ainda, a necessidade crescente de se trabalhar, pois, para consumir e absorver toda a exigência do capitalismo é necessário, cada vez mais, poder aquisitivo. As oportunidades não são para todos, portanto, problemas de caráter discriminatório e de exclusão social são mais recorrentes.

O conceito de grupo social terá também sua subdivisão pautada na classe social, portanto além de interesses em comum, valores, cresças, terão também que se reconhecer e relacionar de acordo com a classe social que ocupa. Essa distinção de grupo é cada vez mais segmentada, a ponto de tornar-se quase que a macro divisão, para depois se subdividir em outros critérios. A psicologia social reconhece que o homem só constrói seu mundo interno, sua subjetividade, quando consegue interagir e transformar o mundo externo, que cada vez mais está padronizado e definido pela sociedade de consumo.

Desta forma a construção da consciência o humana está sendo moldada, pois, ela surge a partir das relações sociais estabelecidas pelo homem, e BAUMAN bem observa que a consciência de consumo começa bem cedo, com as crianças, como uma catequese a fim de garantir que sejam consumidoras quando adultas, incluindo em suas vidas objetos e significados que se tornam imprescindíveis para sua existência.

A questão da urgência, da “cultura imediatista”, tudo tem que ser rápido, nada é mais feito para durar, isso dos produtos às relações entre as pessoas; os institutos familiares tão valorizados no passado, como o casamento, não são interessantes para o consumismo moderno, não é rentável que os casamentos durem, assim, a indústria dos sonhos das noivas lucrariam menos. Até mesmo as demonstrações de afeto nas relações são ditadas e mecanizadas pelas regras do consumismo: dia das mães, dos pais, dos namorados, natal, etc. Podre daquele que não se encaixa em nenhuma das datas de manifestação de sentimentos catalogadas, serão pouquíssimo prestigiados...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com