TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da via de introdução na absorção dos medicamentos

Por:   •  22/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA PARA ODONTOLOGIA

CURSO: ODONTOLOGIA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Tema: Importância da via de introdução na absorção dos medicamentos

LUANA OLIVEIRA BANDEIRA

TERESINA

2018


LUANA OLIVEIRA BANDEIRA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Relatório referente à aula prática: Importância da via de introdução na absorção dos medicamentos, visando à complementação da 1ª avaliação da disciplina de Farmacologia para Odontologia.

Professora: Maria Zenaide de Lima Chagas Moreno Fernandes.

TERESINA

2018

SUMÁRIO

  1. Introdução --------------------------------------------------------------------------------- 4
  2. Materiais e métodos ---------------------------------------------------------------------- 5
  3. Resultados --------------------------------------------------------------------------------- 6
  4. Discussão ---------------------------------------------------------------------------------- 7
  5. Conclusão --------------------------------------------------------------------------------- 9
  6. Referências ------------------------------------------------------------------------------ 10

INTRODUÇÃO

Depois que se administra uma droga, os eventos que ocorrem no organismo são estudados pela farmacocinética e pela farrnacodinâmica: na farmacocinética relacionam-se a dose, a forma farmacêutica, a freqüência posológica e a via de administração da droga com as relações de concentração da droga durante certo tempo no corpo. (SILVA, 2010). Portanto, farmacocinética é o estudo do movimento de um fármaco no interior de um organismo vivo. Ela abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção.

Absorção é a transferência de um fármaco do seu local de administração para o compartimento central e a amplitude com que isso ocorre. (BRUNTON, 2012). É o processo que influencia o inicio e a magnitude de efeito dos fármacos, sendo um dos determinantes da escolha de vias de administração e doses. Ela depende do fluxo sanguíneo no sítio absortivo, extensão e espessura da superfície de absorção e vias de administração escolhidas.

Portanto, a absorção é o primeiro passo para a ação do fármaco e, se um fármaco é inadequadamente absorvido, seus efeitos sistêmicos inexistem.

Um importante exemplo para testes de melhor via de introdução são anestésicos como o Tiopental sódico. Tiopental sódico é um barbitúrico de ação rápida, depressor do sistema nervoso central, o qual produz hipnose ou anestesia sem analgesia. Ele é utilizado como anestesia completa de curta duração ou para induzir anestesia geral. É também indicado como auxiliar em anestesia regional e no controle de convulsões. Hipnótico na anestesia equilibrada. É um medicamento que deprime o córtex sensorial, diminui a atividade motora, altera a função cerebelar e produz sonolência, sedação e hipnose.

Devido à sua alta solubilidade lipídica e baixo grau de ionização, esse anestésico atravessa rapidamente a barreira hematoencefálica e é rapidamente redistribuído do cérebro aos outros tecidos do organismo, isto é, primeiro para os órgãos viscerais altamente irrigados (fígado, rins, coração) e para o músculo e, depois, para os tecidos adiposos. Portanto o início da sua ação é rápida e sua eliminação, a qual é renal, é mínima devido à extensa reabsorção tubular renal em função da alta solubilidade lipídica dos anestésicos barbitúricos

O objetivo desta prática foi mostrar as variações de intensidade do efeito de uma substância quando se varia a via de introdução, tomando como exemplo a aplicação de tiopental sódico (25mg/kg) em Rattus norvegicus nas vias oral, intramuscular e intraperitoneal.

MATERIAIS E MÉTODOS

Primeiro pesaram-se três animais a serem utilizados (Rattus novergicus) e logo após verificou-se alguns parâmetros iniciais como frequência respiratória, reflexo palpebral (presente, diminuído ou ausente) e a sua atitude (normal, excitado, deprimido ou dormindo). Posteriormente, administrou-se nos três ratos devidamente identificados tipental sódico (25 mg/kg), utilizando para cada animal uma via diferente (1 via oral, 2 via intramuscular e 3, via intraperitoneal). Após a aplicação da substância, observou-se a reação dos animais por 20 minutos segundo os mesmos parâmetros do início.

TABELA 1. Registro da dose de Tiopental sódico (25 mg/kg) a ser administrada em três animais (Rattus novergicus) de acordo com seus pesos.

I

II

III

PESO

DOSE

PESO

DOSE

PESO

DOSE

277g

0,28 mL

276 g

32,5 mL

319 g

0,32 mL

FONTE: Laboratório de Farmacologia – UFPI, 2018.2.

RESULTADOS

TABELA 2. Registro dos parâmetros observados em Rattus novergicus antes e depois da administração de Tiopental sódico (25mg/kg) pelas vias oral, intramuscular e intaperitoneal. Teresina, 2018.

PARÂMETROS / VIAS DE ADMINISTRAÇÃO

FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA*

REFLEXO PALPEBRAL

COMPORTAMEMTO

ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

ORAL

123

132

+ +

+ +

NO

NO

INTRAMUSCULAR

138

128

+ +

+ +

NO

25% NO / 75% DE

INTRAPERITONEAL

150

104

+ +

+ +

75% NO / 25% EXC

50% DE / 25% NO / 25% ±DE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com