TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individualismo X Coletivismo

Trabalho Escolar: Individualismo X Coletivismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 2

Individualismo x COLETIVISMO

Desde antigamente há uma discussão entre o Libertarismo (Individualismo) e Comunitarismo (Coletivismo), pois digamos que ambos abrangem temas conflitantes entre si. O primeiro exprime a concepção de que os indivíduos devem possuir liberdade em seus atos e pensamentos diante de grupos ou o Estado. Já o segundo, de que os indivíduos são dependentes uns dos outros em qualquer atividade, ou seja, necessita-se que haja interação entre eles para conquistar algo.

Daí, o coletivismo se torna não melhor pois exageradamente pode causar danos, mas ele traz variados benefícios diferente do outro. Com isso percebemos que essa forma organização se torna de maneira correta ao nosso ver. Já a outra forma de organização é menos favorável a nós seres humanos, ela pode acarretar e gerar consequências.

O individualismo é tratado como um modo egoísta de se viver, pois trata-se de pensar que o indivíduo é superior aos outros. Falar em individualismo, hoje em dia, é como acreditar que não existe sociedade e que a mesma não influencia em nossas vidas. Porém é do saber nosso que isto não é verdade, já que qualquer atividade e/ou pensamento tem influência do coletivismo.

Segundo Margaret Thacher, ex-primeira-ministra inglesa, afirmou o seguinte: “Não existe isso que se chama sociedade. Existem indivíduos, mulheres e homens, e existem suas famílias”. Analisando esta frase, é notório perceber que não tem nada de altruísta nesse pensamento, no qual preza pela individualidade.

Decerto sabemos que qualquer uma das formas de pensar (individualista ou coletivista) possuem suas falhas. Não afirmamos que comunitarismo é perfeito, mas sim o melhor para construirmos uma sociedade justa, na qual todos somos iguais para com nossos direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com