TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação de ética e moralidade

Artigo: Interpretação de ética e moralidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA E MORAL

Dentre os valores que um homem deve ter, a ética e a moral aparecem como os mais importantes, pois determinam princípios que devemos levar conosco e praticá-los por uma vida inteira. Seja nos meios social, familiar ou de trabalho, é preciso agir com consciência, com respeito ao próximo. Ética e moral é a relação, ou expectativa dela, de uns em relação a outros. Podemos falar de roubos, de assassinatos, de abortos, e termos pontos de vista diferentes. Nas questões como religiosidade e ciência, por exemplo, a interpretação de ética e moral podem assumir papéis bem divergentes.

Você já imaginou se todas as pessoas quisessem levar vantagem em tudo, aproveitando-se de situações oportunas? Vejamos o cenário político do nosso país, por exemplo, onde há muito tempo parece que ética e moral já são coisas do passado. Isso acaba influenciando – e muito – a cabeça das pessoas. Não faltam exemplos a ilustrar: você devolveria um valor razoável em dinheiro, se por acaso encontrasse? A maioria das pessoas certamente não. No ambiente de trabalho, também não é diferente, tem gente capaz de passar por cima de quem quer que seja para se promover. Ou ainda, um amigo seu está sendo enganado pela mulher, você contaria a ele? Algumas circunstâncias nos tornam impotentes, e fazer aquilo que é certo, às vezes não é fácil.

Portanto meus amigos, desde pequenos somos orientados a praticar o bem, a justiça. O que nos leva a desviar-se do caminho correto são as oportunidades (ou a falta delas), que a vida nos coloca. Cabe a nós mesmos escolher aquilo que é certo, ou pelo menos, oque nos parece ser certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com