TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intolerancia Religiosa

Por:   •  1/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 10

DIVERSIDADE RELIGIOSA:

Intolerância religiosa no Brasil

São José de Ribamar – MA

2017

COLÉGIO MARISTA DO ARAÇAGY

DIVERSIDADE RELIGIOSA:

Intolerância religiosa no Brasil

EM – 1° ano B

RESUMO

A religião sempre fez parte da sociedade brasileira, influenciando a formação ética, moral e cultural dos indivíduos. A intolerância religiosa constitui ideias e atitudes de diferentes formas que são capazes de ridicularizar crenças e religiões. Desde a sua descoberta, o Brasil recebeu diferentes povos e isto explica a diversidade religiosa existente no país. Diante disso, direitos relacionados a liberdade religiosa foram assegurados na legislação garantindo assim respeito e igualdade perante a lei.

PALAVRAS-CHAVE: Religião. Diversidade Religiosa. Intolerância Religiosa.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico retrata a diversidade religiosa existente no Brasil e a intolerância religiosa no aspecto psicológico, físico e institucional. Desde a descoberta do Brasil houve a conjugação de diferentes povos com culturas e religiões distintas, e isto consequentemente transformou o país em laico.

As causas da intolerância religiosa que existe no país são inúmeras, destacando-se o julgamento de superioridade de uma religião em relação à outra e de má fé. Isto provoca a violência, que pode se manifestar fisicamente ou psicologicamente.

Diante deste cenário violento causado pela intolerância religiosa existente no país, fez-se necessário assegurar todos os direitos comuns na legislação. Esta confere direito à liberdade em seu amplo sentido.

2 JUSTIFICATIVA

A religião faz parte de todos os setores da sociedade e esta pode ser construtiva ou destrutiva, dependendo de como os indivíduos reagem frente a visões contrarias a suas ideologias. Apesar de o Brasil ser um país laico, é comum que exista intolerância religiosa.

O tema foi escolhido porque a diversidade religiosa existente no país é responsável pelas inúmeras formas de violência praticadas pela sociedade contra determinada religião. E, por meio desde trabalho acadêmico, baseado em artigos científicos e livros educacionais, tivemos como objetivo obter mais conhecimentos a respeito da temática apresentada.

3 INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL

A intolerância religiosa não é um problema atual. No Brasil, desde o período de colonização os portugueses buscavam impor sobre os índios nativos suas crenças e costumes. Atualmente, esta situação continua de forma mais grave, onde há uma persistente violência nos casos relacionados.

Durante a Revolução Francesa, estabeleceu-se que o Brasil seria um país laico, onde seria permitido o direito de exercer qualquer religião juntamente com a liberdade de expressão, que permite culto destas religiões desde que não interfiram ou prejudique seus adeptos.

A intolerância costuma ser um ato de desrespeito a determinada religião ou crença, ironizando e ridicularizando determinadas ideias e costumes.

Cristãos, muçulmanos, budistas, afros e protestantes são alguns dos seguidores religiosos encontrados no Brasil. Saber conviver com todas essas religiões é o maior desafio, o que preocupa a todos é quando é feito o uso indiscriminado da violência para impor seus princípios e ideologias, uma vez que enxergam em sua crença a única orientação viável para o Estado e para a sociedade.

O que ocorre, segundo Santana (2012, p.17) é que a falta de compreensão e respeito se transforma em perseguição e isto acaba sendo definido como um crime de ódio que é capaz de ferir a liberdade e a dignidade humana. A liberdade de expressão e de culto está assegurada pela Declaração de Direitos Humanos e pela Constituição Federal.

A perseguição religiosa ocorre de muitas formas e níveis. Pode acontecer desde crianças e adolescentes que são vítimas de bullyng nas escolas, até casos que chegam a custar a vida de pessoas de um determinado grupo. (FALCÃO, 2012, p.23)

3.1 Intolerância por denominação

Os cultos afro-brasileiros foram perseguidos e criminalizados durante toda a história brasileira. Até nos anos 40, a umbanda estava incluída como inimiga do catolicismo.

Devido ao surgimento e a proliferação da umbanda, a Igreja Católica criou no ano de 1952, uma Secretariado Especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e tinha como objetivo enfrentar o crescimento do número de fiéis da umbanda. (FRANCO, 2014, p.36)

Os ataques contra os umbandistas vão desde a intolerância em cultos e programas religiosos, chegando até mesmo às agressões físicas contra estes.

Os católicos sofrem ataques por parte de pessoas que praticam outras religiões. Estes são acusados de heresia e idolatria. Os protestantes são os que mais atacam os seguidores desta religião.

Os protestantes também são vítimas da intolerância e perseguição no Brasil, já que estes são considerados responsáveis por reascender o debate sobre a liberdade religiosa.

3.2 A Constituição e a intolerância religiosa

A partir da Constituição de 1891, o Brasil foi considerado não confessional, já que este não possui uma religião oficial. Porém, não são raros os casos de intolerância religiosos dentro do país.

A Constituição de 1988 traz consigo a liberdade religiosa e afirma que o Brasil é um país laico e pluralista.

As liberdades de expressão e de culto estão asseguradas pela Constituição Federal e pela Declaração dos Direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com