TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intolerância Religiosa

Por:   •  30/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 7

PADMA 

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO SOCIAL

LEO

MARIA ROSINETE FERREIRA DOS SANTOS

SANDRA MARIA DA SILVA LIMA

DROGAS: PREVENIR É A OPÇÃO

Trabalho da Especialização em Serviço Social com ênfase na saúde realizado em Juazeiro/BA, pelo professor Ary B. Olmedo como requisito obrigatório para o processo avaliativo da PADMA CONSULTORIA.

JUAZEIRO

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como temática a prevenção ao consumo de drogas dentro da sociedade, transportando a discussão para o ambiente escolar e SCFV  como uma proposta de ação pedagógica. Aborda a historicidade das drogas dentro da sociedade e sua caracterização inicial quanto aos tipos de drogas e seus efeitos. Relata sobre o consumo de drogas no Brasil, suas formas de tratamento e prevenção, a dependência química como um verdadeiro câncer que corrói o indivíduo. Demonstra as Políticas Públicas e as formas que esta pode ajudar os dependentes de drogas e que a situação é problema de saúde pública, e que as Leis evoluíram no que tange ao usuário de substâncias entorpecentes, passaram a ser considerados como doentes: Como parâmetro para discutir a temática da prevenção a abordagem faremos em dois momento: Teremos o primeiro momento e segundo momento com o apoio das escolas e SCFV (  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade de Santa Maria a Boa Vista- PE. Local: Município de Santa Maria da Boa Vista- PE, fica localizada Entre a Serra e o Rio, nasceu o Povoado da Igreja Nova. Fruto da colonização das Ilhas do Rio São Francisco, região povoado pelos Índios Cariris, catequizados pelos missionários Franciscanos.

Faz parte da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro e tem o nono maior PIB do Sertão de Pernambuco, atrás apenas de Ouricuri, Floresta, Serra Talhada, Araripina, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Petrolândia está localizada a 611km da capital.

População de 41.103 habitantes  Faixa de 10 a 19 anos +/- 4.300 homens / 4.283 mulheres. Total de 8.583.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a localização da cidade de SMBV estar no polígono da maconha, ao fato do uso de drogas esta ocorrendo cada dia mais cedo e à falta de promoção da cultura, esporte e lazer no município, faz-se necessária uma ação preventiva com os adolescentes do SCFV de modo a empoderá-los quanto a responsabilidade do uso das drogas e orientá-los quanto a melhor forma de fazê-lo de modo a reduzir os danos do uso. Observa se que o maior índice de drogas se concentra nas áreas mais vulneráveis do município, por se tratar de famílias desestruturadas sem opção de vida. O uso de drogas tem variado significativamente ao longo do tempo, adquirindo características próprias conforme a época e o local. Neste sentido, elas podem se apresentar com características agregantes, religiosas ou profanas, de proximidade ou distanciamento e de comunhão ou exclusão. Falar em uso indevido de drogas na escola é empreender um esforço no sentido de compreender tal uso de maneira mais ampla possível, como um fenômeno social complexo, associado às questões políticas,  econômicas, sociais e culturais que se relacionam com a subjetividade humana.

OBJETIVO GERAL

Orientar e sensibilizar adolescentes quanto ao uso das drogas e suas consequências, por meio da linguagem visual e musical, a reflexão sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, afirmando a vida como prioridade absoluta e a qualidade de vida como um direito a ser escolhido e construído pelo jovem, esclarecendo  sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e suas implicações familiares, escolares, sociais e afetivas.

OBJETIVO ESPECIFICO

Promover espaços de discussão e desmistificação a respeito do uso de drogas.

Orientar os adolescentes quanto ao uso abusivo de drogas  

Proporcionar roda de conversas nas comunidades e SCFV e  escolas;

Identificar  os pontos críticos de drogas;

Encaminhar os adolescentes usuários de drogas para o SCFV;

Realizar palestras socioeducativas;

Realizar visitas domiciliares as famílias usuárias de drogas para uma melhor compreensão,

Ampliar e diversificar as oportunidades, oferecendo uma gama variada de atividades desportivas, recreativas, culturais, científicas e outros, estimulando a imaginação criadora das crianças, adolescentes;

Realização de seminários, palestras, destacando a temática e repercussão no meio social;

Integrar as ações preventivas ao cotidiano da escola e SCFV;

Ter atitudes coerentes entre as atividades preventivas e o cotidiano

Mobilizar e sensibilizar a comunidade  para participar das preventivas sobre drogas

METODOLOGIA

Buscando a efetivação dos objetivos propostos, delineamos os procedimentos metodológicos que a escola  e o SCFV deverá observar para garantir uma ação bem fundamentada e devidamente planejada, com foco na prevenção:

  • Público Alvo:

Adolescentes das 20 escolas municipais e estaduais e SCFV  no município de SMBV.

Alunos do Ensino Fundamental e Médio matriculados nas escolas da rede pública estadual, bem como os demais segmentos que compõem a comunidade escolar (Entidades Democráticas, pais, funcionários e professores)

  • Execução:  do primeiro momento

Serão realizadas oficinas com as turmas do ensino fundamental e Ensino Médio. Nas oficinas serão realizadas roda de conversa sobre o tema, dinâmica e produção de material como resultado da experiência.

Duração 1h.

  • Execução: do segundo momento

Serão realizadas oficinas com as turmas de 5º ao 3º ano do Ensino Médio.

Nas oficinas serão realizadas roda de conversa sobre o tema, dinâmicas e produção de material como resultado da experiência.

Duração 1h.

Criação da jornada Antidrogas na escola.

Cada escola deverá constituir uma jornada "Antidrogas, a ser identificada como jornada “inteligente sem Drogas”, que ficará responsável por promover a discussão, o debate e a reflexão sobre as questões relacionadas ao consumo de drogas.

A jornada “inteligente sem Drogas” será composta por: Técnicos sociais, professores, educadores sociais; alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com