TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intolerância Religiosa no Brasil

Por:   •  6/11/2015  •  Dissertação  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

A intolerância religiosa nos dias de hoje

Cada religião caracteriza uma cultura e ajuda cada qual a enfrentar suas contradições existenciais. Porém está havendo um conflito que se manisfesta à medida que um grupo não fornece ao outro o exercício da liberdade de escolha, tornando-se intolerante, autoritário e violento.

O Brasil é um país Laico, sendo assim, cada um tem seu direito de escolher sua religião para seguir. Porém, essa laicidade não acaba com o preconceito e intolerância, gerando práticas de violências contra pessoas de outras religiões.

De acordo com o Ceplir (Centro de Promoção da Liberdade Religiosa & Direitos Humanos), Quase mil casos de intolerância religiosa foram registrados.

Um grande exemplo disso foi a carioca Kaylane de 11 anos, que foi apedrejada após sair de um encontro religioso com um grupo de colegas ainda vestidos de branco (trajes do Camdomblé). Quando foram avistados por um grupo de envangélicos, eles comecaram a insultar o outro grupo, assim gerando o ato. E além disto já foram registrados quase mil casos de intolerância religiosa no Rio de Janeiro, em dois anos e meio.

Já foram noticiados vários casos de assassinatos, espancamentos e outros tipos de tortura e agressão feitas com pessoas que assumem uma crença e uma linha de pensamentos diferentes no Brasil todo.

Mas as pessoas insistem em ver o mundo como sua crença descreve, considerando seu modo de vida e de ver o correto.

No Brasil as religiões mais ‘’seguidas’’ são a católica, evangélica e umbanda, mesmo tendo culturas diferentes, semeiam o amor e não o ódio, sendo assim, não deveria haver essa intolerância entre as mesmas. Pois a questão não é qual é a religião certa, e sim o respeito que deve existir entre os adeptos de cada crença.

Se o Brasil é um país de todos, por que há essa intolerância entre nós mesmos por causa de uma escolha de cada um¿

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (948 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com