TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Locke

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade do Sudeste Mineiro

Facsum

 Pedagogia 1º período

Ana Carolina Tarôcco

Christiane de Oliveira
Leticia Gomes Vitral

Naiane Silva

Wanessa Godinho

John Locke

Juiz de Fora

2016

PENSADORES DA EDUCAÇÃO

John Locke

John Locke foi considerado um dos mais importantes pensadores da doutrina liberal, nasceu em 1632, na cidade de Wrington, Somerset, região sudoeste da Inglaterra.  Foi admitido na Sociedade Real de Londres, a academia científica, em 1668, para estudar medicina onde graduou-se seis anos mais tarde.

O pensador inglês defendia a garantia dos direitos de um povo (proteção da vida, da liberdade e da propriedade). Para ele, esses direitos deveriam ser prioridade de um governo, e se os governantes não pudessem, ou não quisessem respeitar esses direitos, o povo poderia derrubá-los e substituí-los por alguém melhor. Foram essas as bases da ideia de uma sociedade sem a interferência governamental, um dos princípios básicos do capitalismo liberal. Sobre esta passagem destaca-se a obra os "Dois Tratados sobre o Governo", a principal literatura sobre filosofia política, que tinha como objetivo contestar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real, sendo uma das principais referências teóricas para os líderes das revoluções que, a partir do final do século 18, transformaram a sociedade ocidental.

Locke foi também o precursor do pensamento iluminista nas questões políticas. Os pensadores iluministas acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante, deixando de lado as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução humana. O homem deveria ser o centro do mundo.

O conceito educacional do século XVII foi voltado para educação da nobreza, consistia em uma educação fraca e no despreparo dos professores, onde a formação da personalidade do aluno era esquecida no processo educacional, diferente da proposta de John Locke, que era voltada para a autonomia do indivíduo.

 A teoria do pensador era que a educação visasse o sujeito como um todo, educando o corpo e mente, e o processo de educação deveria passar pela realidade em que o aluno está envolvido. Essa proposta educacional entrou em vigência na educação brasileira no ano de 1999, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania.                                                 

Além disso, para este proeminente filósofo, todo conhecimento humano pode ser obtido por meio da percepção sensorial ao longo da vida. John via na mente da criança uma tela em branco que o professor deveria preencher, fornecendo informações e vivências cotidianas. O pensador baseava sua crença no poder transformador da educação e das instituições de ensino.Para ele, o indivíduo era uma “tábula rasa”, podendo e devendo ser condicionado e modelado pela educação do corpo, a educação moral e a educação intelectual de forma integrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com