TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Locke Filósofo

Por:   •  26/5/2021  •  Resenha  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

Roteiro de Atividades de Dependência

Curso: Direito

Disciplina: Filosofia e História do Pensamento Jurídico.  

Prof. Osmair

Atividade 10 (03 a 10/05/2021) – Questões sobre a filosofia e direito em John Locke.

Tema: A filosofia e direito em John Locke.  

Objetivos: Aprofundar conhecimento sobre a filosofia e direito em John Locke.  

Descrição da atividade: retome a leitura sobre “a filosofia e direito em John Locke ” no texto “A filosofia do Direito Moderna II” na obra “Filosofia do Direito”, p. 173 – 184 e responder as questões abaixo.

Bibliografia

MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do Direito. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 156 – 165. Livro digital: https://docero.com.br/doc/e18n0

Sobre a Filosofia Política

1 – Descreva como John Locke entende o homem em seu estado de natureza.

Para Locke o estado de natureza é pacífico, pois o homem, mesmo nessa condição, tem meios de compreensão da lei natural.

2 – Tendo em vista o estado natural do homem, em que a teoria de John Locke difere da teoria de Thomas Hobbes?

Locke insiste em diferenciar sua visão a respeito do estado de natureza daquela que seria a de Hobbes. Os homens, em estado natural, são iguais e desfrutam da liberdade. Sendo livres e iguais, não são, no entanto, necessariamente irrefreáveis no uso dessa liberdade. Para Locke, a liberdade natural não impede que possam os indivíduos viver com algum respeito nessa condição. No pensamento de Locke, o homem não tem uma inclinação de natureza a ser lobo do homem.

3 – Em quais situações, segundo John Locke, a guerra é uma possibilidade constante, tanto no estado de natureza como no estado civil?

A força sem direito sobre a pessoa de um homem causa o estado de guerra, havendo ou não um juiz comum. Ou seja, pela falta de proteção da propriedade (a vida, a liberdade e os bens)

4 – Qual é o caminho, na teoria política de John Locke, para superar o estado de guerra?

Justamente para cessar tal estado de guerra os homens se unem em sociedade, constituindo um poder para governá-los e juízes para dirimir suas questões. Para Locke sem um governo, a propriedade não está resguardada. Buscando tal proteção, o caminho é estabelecer o contrato social.

5 – Qual é, segundo John Locke, o motivo das guerras, levando à necessidade de um contrato social?

A falta de proteção ou garantia da propriedade, que para Locke em sentido amplo seria a vida, a liberdade e os bens. São célebres suas palavras nesse sentido, no Segundo tratado: “O fim maior e principal para os homens unirem-se em sociedades políticas e submeterem-se a um governo é, portanto, a conservação de sua propriedade”.

6 – Qual o objetivo, segundo John Locke, da união de alguns homens em torno de um contrato social?

O objetivo, segundo Locke, da união de alguns homens em torno de um contrato social seria a garantia da propriedade, ou seja, a conservação de sua propriedade.

7 – Qual a função principal do Estado para John Locke?

Em Locke, o contrato social dá origem a um corpo político que legisla, julga e sustenta, por meio da força, a comunidade. O Estado não surge como um negador dos direitos naturais. Antes, é um continuador desses direitos, garantindo-os. O mais importante direito que leva ao contrato é o direito à propriedade privada, que se mantém.

8 – Qual o único direito retirado dos indivíduos que é cedido ao Estado?

Apenas o direito à justiça por conta própria é retirado dos indivíduos, situando-o agora nas mãos do Estado.

 

9 – Como John Locke combate o absolutismo de Thomas Hobbes, tendo em vista a crítica que ele faz ao centralismo do poder?

O contrato social dá ensejo à formação da sociedade civil – que Locke denomina também de sociedade política, sem distinção – e esta gerará, por escolha da comunidade, uma determinada forma de governo. Locke, seguindo ainda a velha classificação de Aristóteles, trata da monarquia, da oligarquia e da democracia. Em todas essas formas, o governo deve buscar a conservação da propriedade. Contudo, tomando partido de uma visão política bastante oposta à de Hobbes, Locke dirá que a monarquia absoluta não se coaduna com os propósitos da sociedade civil: fica, portanto, evidente que a monarquia absoluta, que alguns consideram o único governo no mundo, é de fato incompatível com a sociedade civil, e por isso não pode ser, de modo algum, uma forma de governo civil. Locke considera que um governo com poderes distribuídos tem a possibilidade de melhor garantir os direitos naturais dos indivíduos, conformando, portanto, uma teoria política liberal burguesa.

Sobre a Filosofia do Direito

1 – Como, em termos de direito natural, John Locke, se afasta do modelo Aristotélico?

Em oposição à tradicional doutrina aristotélica, segundo a qual a sociedade precede ao indivíduo, Locke afirma ser a existência do indivíduo anterior ao surgimento da sociedade e do Estado. Na sua concepção individualista, os homens viviam originalmente num estágio pré-social e pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado estado de natureza. A passagem do estado de natureza para o estado civil por meio do contrato o torna próximo do pensamento hobbesiano, na medida em que ambos negam que os indivíduos sejam sociais por natureza, diferentemente de Aristóteles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com