TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

La vida del filósofo y matemático griego Tales de Mileto

Abstract: La vida del filósofo y matemático griego Tales de Mileto. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Abstract  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

2. Introdução: Neste trabalho iremos ver a vida do filósofo e matemático grego Tales de Mileto, que foi simultaneamente geómetra, filósofo e astrônomo, mas celebrizou-se sobretudo como geômetra, dando o seu nome a um famoso teometra de geometria.Também veremos suas descoberta que são fundamentas na matemática

3. Quem foi Tales de Mileto ? Tales de mileto era filósofo, astrônomo e matemático, descobrimos que ele viveu no século VI a.C. Para alguns historiadores da matemática antiga, a geometria demonstrativa iniciou-se com Tales de Mileto, um dos sete sábios da Grécia. Tales é uma figura imprecisa historicamente, pois não sobreviveu nenhuma obra sua. O que sabemos é baseado em antigas referências gregas à história da matemática que atribuem à ele um bom número de descobertas matemáticas definidas. Pouco sabemos sobre a vida e obra de Tales. Supõe-se que começou sua vida como mercador, tornando-se rico o suficiente para dedicar a parte final de sua vida ao estudo e a realização de algumas viagens.

4. Quem foi Tales de mileto ? Supõe-se que viveu algum tempo no Egito onde provavelmente aprendeu geometria e na Babilônia onde entrou em contato com tabelas e instrumentos astronômicos. Faz parte do seu mito o fato de ter previsto o eclipse solar de 585 a.C., embora muitos historiadores da ciência duvidem que os meios existentes na época permitissem tal proeza. Tales foi o primeiro personagem conhecido a quem associam-se descobertas matemáticas. Acredita-se que obteve seus resultados mediante alguns raciocínios lógicos e não apenas por intuição ou experimentação . Através de Tales e sua escola filosófica os gregos começaram a reunir em corpo a ciência matemática que provinha dos Egípcios e Caldeus. Tales de mileto morreu asfixiado pela multidão ao sair de um espetáculo .

5. Descobertas Tales chamou a atenção para o fato de que se duas retas se cortam , então os ângulos opostos pelo vértice são iguais . Ele descobriu vários pontos que ajudam na matemática até hoje: - A demonstração de que os ângulos da base de dois triângulos isósceles são iguais; - O cálculo da altura das pirâmides; - O cálculo da distância até navios no mar; - A demonstração do seguinte teorema: se dois triângulos tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais,então são iguais; - A demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais; - A demonstração de que unir qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C.

6. Demonstração de algumas descobertas de Tales -Teorema de Tales : De acordo com Tales de Mileto , quando um feixe de retas paralelas for cortado por duas ou mais transversais, todos os segmentos formados nessas transversais serão proporcionais .

7. Aplicação do Teorema de Tales : O Teorema de Tales pode ser aplicado em um triângulo que possui uma reta paralela à base.

8. O cálculo da altura das pirâmides; Numa representação mais simples: Os triângulos são semelhantes porque têm dois ângulos iguais: (a baixo) Então, os lados são proporcionais: logo:(ultima figura do lado direito)

9. O cálculo da distância até navios no mar : Para medir esta distância procedemos assim: De um ponto O na praia, fixemos o olhar ao navio B. Traça-se uma perpendicular OA a OB. De A fixemos o olhar a B. Por um ponto C escolhido na base OA, traça-se uma para se uma paralela à OB, que será, perpendicular à base. Os triângulos ACD e AOB são semelhantes, Logo: (ultima figura) Como as distâncias podem ser medidas ao longo da praia, pode-se calcular a distância OB. Generalizando, a base e o olhar para o navio podem ser quaisquer, não necessariamente perpendiculares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com