TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAQUIAVEL

Por:   •  4/6/2015  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Com isso concluo que, o livro "O Príncipe" escrito por Maquiavel, pode ser interpretado de duas formas, a primeira seria que o livro fora escrito para dar auxilio e idéias a um governante ensinando como governar um estado, logo Maquiavel estaria contra o povo. A outra forma de se interpretar o livro defende que Maquiavel escreveu o livro em favor do povo, e é desta segunda forma de se interpretar que eu compartilho.

Muitos compartilharam a primeira corrente de interpretação, porem a partir do capitulo XXVI, é notável a preocupação que Maquiavel tem com o povo, ou seja ele cita que o governante tem que se adequar as mudanças da sociedade e trabalhar em prol do povo, para a melhoria destes.

Os  principais trechos da obra dele são aqueles que abordam questões éticas e morais de um governante, como por exemplo, no trecho em que, se referindo a bondade, fidelidade, humanidade, dignidade etc. Maquiavel diz que "A um príncipe, portanto, não é essencial possuir todas as qualidade mencionadas, mas é bem necessário parecer possuilas.", ou seja, não é preciso ser bondoso, nem correto, contanto que se aparente ser, pois como Maquiavel mesmo diz, o que move o ser humano é a aparência. Podemos trazer esse pensamento de Maquiavel para os dias de hoje, nas eleições, não é o que vemos? políticos que prometem milhares de coisas ao povo, que aparentar ser confiantes, mas quando são eleitos no poder, nos mostram sua verdadeira cara, não cumprem nada que disseram.

Enfim, embora a obra de Maquiavel  já possua cinco centenas de anos, é condizente com nossa atualidade, ou seja os pensamento dele a muito tempo atrás, ainda ocorre atualmente, pois é o que vemos em nosso quadro político hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com