TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAX WEBER E FHC

Artigos Científicos: MAX WEBER E FHC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

Max Weber

"Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse

tentado o impossível”

Maximilian Carl Emil Weber nasceu em Erfurt na Alemanha em 21 de abril de 1864 e morreu e pneumonia dia 14 de junho de 1920 em Munique na Alemanha.

Foi em economista e sociólogo alemão e é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia e admiração pública. Começou sua carreira na Universidade de Berlin.

Teve grande influência política na Alemanha, sendo um dos negociadores do país na elaboração do Tratado de Versalhes e membro da comissão que criou a Constituição Weirmar, a constituição do estado alemão.

Seus maiores trabalhos foram nas áreas da Racionalização e Sociologia da Religião e Governo, mas também contribuiu para o campo da economia.

Suas obras mais famosas são: Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1903), Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921), Estudos de Metodologia (1922), Política como vocação.

FHC

Fernando Henrique Cardoso nasceu no estado do Rio de Janeiro no dia 18 de junho de 1931, governou o Brasil durante oito anos, de 1995 a 2002. Foi o primeiro presidente da República a governar por dois mandatos consecutivos.

Com menos de dez anos mudou-se para São Paulo, lá concluiu o curso de Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), realizou os estudos de pós-graduação na Universidade de Paris. Na década de 1960, após o Golpe Militar no Brasil, foi exilado no Chile e posteriormente na França.

Sua vida política teve início no ano de 1978, quando foi eleito suplente do Senador paulista Franco Montoro, foi um dos fundadores do Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB). No primeiro ano do mandato do presidente Itamar Franco, Fernando Henrique assumiu o Ministério das Relações Exteriores, em 1992, e no ano seguinte foi atribuída a ele a função de Ministro da Fazenda onde foi o chefe do grupo de economistas que elaborou o Plano Real, plano que trocou a moeda de cruzeiro para cruzeiro real e depois para Real, moeda muito mais valorizada.

Nas duas vezes que FHC concorreu a presidência, consegui a vitoria já no primeiro turno. Em seu primeiro turno aprovou a lei que permitia a reeleição dos cargos executivos do governo e tentou controlar a inflação gerada pela troca da moeda privatizando empresas do governo. No segundo mandato FHC apenas administrou as crises do governo brasileiro tanto econômica, com a alta inflação, o apagão e a necessidade de pegar dinheiro do FMI, como política, com os escândalos tucanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com