TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrix e Mito da Caverna

Por:   •  7/4/2022  •  Artigo  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Matrix”, retrata uma sociedade que vive em um sistema – Matrix – que esconde completamente a realidade das pessoas e das coisas, fazendo com que elas se sintam confortáveis com o mundo, pois não sabem que estão sendo enganadas por uma grande mentira que deixa tudo sob controle em suas vidas. Nesse sentido, é correto afirmar que esse filme se relaciona fortemente com a obra “Mito da Caverna”, escrita por Platão, onde alguns prisioneiros ficam presos numa caverna sem saber as verdades do mundo. Podemos, com isso, estabelecer uma ligação entre a Matrix e a caverna, já que ambos se comportam como a zona de conforto das duas narrativas.

Ao refletir sobre minha vida pessoal, consigo notar que atualmente, não possuo uma Matrix sólida. Há alguns meses, eu diria com convicção de que meu quarto é a minha Matrix, pois com a volta à vida normal pós pandemia, eu senti muito medo de sair do meu quarto e encarar o mundo. Mesmo com muitas dificuldades, eu estive disposto a enfrentar o mundo real – fora da minha zona de conforto – para quebrar minha Matrix e continuarei disposto a me expor contra as verdades e dificuldades que o mundo impõe.

Para depreensão, acho válido informar que em minha opinião, a verdade e o conhecimento incomodam, mas a mentira, por mais reconfortante que seja, pode causar muita dor. Acredito que mesmo nos causando desconforto, temos de enfrentar as verdades, para que consigamos evoluir constantemente como pessoas. Por último, digo que a evolução constante citada só acontecerá se nos desprendermos do péssimo nosso hábito de aceitar realidades pré fabricadas impostas pelo sistema, que impossibilita a real percepção do mundo em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com