TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrix e o mito da caverna

Por:   •  2/9/2017  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

MATRIX E O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO

A série Matrix é uma fantástica aventura cibernética com varias referências da cultura pop moderna, indo de Neuromancer, Alice no país das maravilhas, até religião e as ideias de Platão.

Em O mito da caverna, temos pessoas acorrentadas no fundo de uma caverna de frente a uma parede onde podem ver apenas sombras de tudo que está atrás delas, coisas que na verdade são projetadas por outros homens de fora da caverna. Julga-se que essas pessoas teriam para si que essas sombras seriam a realidade, pois estariam ali desde que nasceram, sem que pudessem conhecer nada diferente e, portanto, sem qualquer tipo de parâmetro comparativo.

Já o longa trata de um mundo totalmente dominado por máquinas dotadas de inteligência artificial, que passaram a ter controle sobre a raça humana, utilizando-a para sugar sua energia vital enquanto mantinha-os presos em modo de hibernação numa espécie de realidade aumentada, fazendo desta a única realidade conhecida pelos seres humanos.

Tanto no texto de Platão quanto no filme das irmãs Wachowski, os personagens vivem envoltos num conhecimento sombrio, não sabem quem são ou de onde vem, só acreditam naquilo que é visível aos olhos e não conhecem nada realmente em sua forma mais pura, vivem presos num mundo que consideram real, mas que na verdade não passa de um simulacro, e para se libertar da Matrix, Neo é aconselhado pelo Oraculo a conhecer a si mesmo, uma referência a frase contida na entrada do templo de delfos que foi adotada por Sócrates como um dos pilares da sua filosofia.

“Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com