TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber

Artigos Científicos: Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

Assunto: Resumo Capitulo Politica como vocação Max Weber.

Weber desenvolve em seu ensaio sobre a politica desde sua concepção perante a sociedade e dissecando seus meandros. No segundo capitulo do seu livro ensaios de sociologia de sociedade de Max weber chama-se vocação politica, porém, esse não e o único tema de seu discurso.

No inicio do capitulo Max Weber fala sobre o conceito de politica usada na sociedade, como por exemplo, a politica educacional de uma escola, a politica financeira de um banco, a politica domestica de uma família dentre outros. Porém ele restringe o uso da palavra apenas no conceito de liderança ou influencia que ele chama de estado.

Weber em seu discurso afirma que as relações entre o estado e a violência são intrínsecas, pois, sem uma representação do poder que use a força como meio de organização na hora necessária o estado estaria fadado a ao desaparecimento, dando lugar a uma sociedade anárquica. A força não e o único instrumento do governo para manter a ordem, mas e um instrumento legal que representa a força do poder constituído sobre os indivíduos dessa sociedade.

Historicamente os homens vivem a muitas gerações sob a relação de dominante e dominado, weber deixa implícito que essa relação de submissão ela e legitima, para legitimar esse poder Weber cria 3 tipologias básicas de forma de governo, são elas : (A) O tradicional; (B) O carismático e (C) o de legalidade.

(A) O Tradicional: As pessoas aceitam esse tipo de dominação por acreditar que se trata de algo divino, santificado.

(B) O Carismático: Usa basicamente a demagogia ou um feito heroico que o destaca dos demais para criar uma relação de confiança com a sociedade. Estão presentes em todas as épocas da historia.

(C) Legalidade: Usa critérios racionais na escolha de representantes.

Esses critérios são considerados puros e raramente são encontrados de forma isolados.

Ao falar do estado moderno Max Weber cita o exemplo alemão onde o príncipe ao centralizar em suas mãos a maior parte administrativa (Militar, Econômico, Etc.) acaba criando a maquina administrativa e consequentemente a burocracia estatal que facilita a aparição dos políticos ¨profissionais¨, que mesmo após a expropriação do antigo regime esse grupo conseguiu se enraizar nas entranhas do poder e continuar ate hoje ¨dando as cartas¨ na politica.

Weber cita que existem dois modos de uma pessoa que ingressa se comportar precisa-se saber se essa pessoa quer viver da politica ou viver na politica. Aquele que vê na politica uma maneira de ascender socialmente e economicamente sem pensar nas implicações sociais que o cargo traz. E sempre bom pensar que o governo não e como uma empresa privada onde o presidente tem controle quase que total e seu conselho e pouco opinativo. Na politica real ocorre que apesar do poder ser dividido em três estancias e necessário passar pelas menores e é nesses lugares que políticos profissionais agem fazendo ¨negociatas¨ e acordos que na sua quase totalidade privilegia ele e seus pares.

Esses tipos de políticos não agem apenas nesse setor do poder constituída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com