TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber - Poder e Dominação

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

• Poder e dominação:

De acordo com Weber, “o Estado, bem como as associações políticas que o precederam historicamente, é uma relação de DOMINAÇÃO de seres humanos sobre seres humanos. Para que continue existindo, os homens dominados precisam se submeter, portanto, à autoridade continuamente reivindicada por aqueles que estão dominando no momento”

Para ele, a dominação configura um caso especial de poder. E, poder para Weber significa “a possibilidade de impor a própria vontade sobre a conduta alheia, dentro de uma relação social“. E isso se dá mesmo contra qualquer resistência e qualquer que seja o fundamento dessa possibilidade.

• Tipos de poder:

- Poder Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis sancionadas pela Sociedade ou Organização

- Poder tradicional - tem como base de legitimação, e de escolha de quem a exercerá, as tradições e costumes de uma dada sociedade, personificando as instituições enraizadas no seio desta sociedade na figura do líder. Acredita na santidade das ordenações e dos poderes

- Poder Carismático - etimologicamente, é aquele apoiado na devoção a um senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma). A influência só é possível devido qualidades pessoais, tais como faculdades mágicas, revelações, heroísmo e poder intelectual ou de oratória, com depósito de confiança em alguém que é visto como um herói, santo, salvador ou exemplo de vida.

• Protestantismo e capitalismo: Ao comparar-se com Marx, Weber tinha uma concepção de capitalismo bem diferente, para ele o capitalismo era a racionalização do mundo e da sociedade, sendo assim, ele pressupõe coisas como a administração de lucro e mão-de-obra.

Weber notou que os primeiros países como Estados Unidos da América e a Alemanha, eram predominantemente protestantes calvinistas, criou então uma tese, que dizia que o calvinismo inspirava o espírito capitalista (Pode-se usar a expressão “Time is Money” como referência) que posteriormente trazia o capitalismo em si.

Para os calvinistas, todos já estão predestinados sem a possibilidade de mudar o fim. Diziam que se você obtém sucesso no trabalho e consegue resistir ao pecado, é então um escolhido de Deus. Toda a acumulação feita quando se tinha sucesso no trabalho, seria reinvestido.

Segundo Weber, o protestantismo modela o capitalismo e ele não poderia ter surgido sem que houvesse uma profunda mudança espiritual, como a Reforma Protestante na Idade Média, somente o estudo de Weber apresentou consistência o suficiente para se contrapor à teoria de Marx. Para ele, o capitalismo é definido pela existência de empresas cujo objetivo é produzir o maior lucro possível. De fato, após uma viagem que fez ao Estados Unidos, se viu completamente influenciado pela dinamicidade e pujança do capitalismo americano, que na época já era a mais forte potência do sistema. Fica evidente que ele queria apresentar o modo como funcionava o sistema econômico para o mundo e também apresentar fortes argumentos criados com estudos analógicos e análises históricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com