TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Seminário: Mercado Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Seminário  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

Mercado Financeiro

O mercado financeiro é onde os excedentes da economia (poupança) sao direcionados para as opeções de financiamento de empresas, projetos e empreedimentos ou mesmo emprestimo pessoal.

No mercado financeiro tradicional o dinheiro depositado em bancos pelos puipadores é utilizado pelas instituições fianceiras para financiar alguns setores da economia que por ventura estejam neessitando de recursos para implantar ou expandir suas operações por isso intermediação aos bancos cobram o tomador de enprestim uma taxa (spread) a titulo de remuneração para cobertura dos seus custos operacionais.

Materia do professor

O que é mercado Financeiro

É o setor da economia responsavel pela captação de recursos entre investidores para financiar atividades produtivas ou simplesmente gerar lucros para quem empresta o dinheiro.

O gerenciamento dessa pratica é regulada pelo governo dos paises por meio de uma rede de instiuições, em que se destaca o banco central.

O conjunto formado pelo mercado monetario e pelo mercado de capitais abrange todas as transações com moedas e titulos e as instiuições que as promovem: Banco Central, Caixa Econimica, Bancos Estaduais, Bancos Comerciais, e de investimentos, corretoras de valores, fundos de investimentos e além as bolsas de valores.

No meecado financeiro, são efetuadas transações com titulos de prazos medios, longos e indeterminado, dirigidas ao financiamento dos capitais de giro fixo. Rede formada pelo mercado de capitais e pelo mercado monetario

MERCADO DE CAPITAIS

O mercado de capitais faz parte do mercado financeiro, nele os recursos dos poupadores são destinados a promoção do crescimento e desenvolvimento economico de forma direta, atraves de financiamento de projetos e empresas. É no mecado de capitais que as empresas que precisam de recursos conseguem financiameno, por meio de emissão de titulos, vendidos diretamente aos poupadores e investidores, sem inrenção bancaria.

Desta forma os investidores, acabam emprestando o dinheiro de sua poupança as empresas, tambem sem a intermediação bancaria.

MATERIA DO PROFESSOR

Diferenças entre Mercado Financeiro e de capitais, e o que torna um mais eficiente que o outro.

Mercado Financeiro

A capitação de recursos pelas empresas é mais caro.

O captador (Banco) recebe os recursos e para o investidor recebe-los de volta terá que negociar coom o Banco onde investiu.

Mercado de Capitais

A captação de recursos pelas empresas é mais barato, pois não há necessidade de pagamento de (spreed) aos Bancos.

O captador recebe os recursos diretamente do investidor. O investidor pode vender o titulo a qualquer tempo no mercado para outro investidor e receber de volta os seus recursos.

MATERIA DO PROFESSOR

Mercado de capital

É um sistema de distribução de valores mobiliarios que proporciona liquidez aos titulos de emissão de empresas e viaioiza o processo de capitalização, é cnstituido pela Bolsa de Valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Os principais titulos negociados (mobiliario) representam o capitla social das empresas. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o dsenvolvimento economico.

Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comercio, a industria e outras aitividades econimicas.

Distingue-se do mercado monetario que movimenta recursos de curto prazo, tendo muitas instuições em comum.

O que mercado Cambial\ Cambio

É o ambiente regulamentado e fiscalizado pelo Banco de Cabo Verde, onde se realizam as operações cambiais entre as entidades autorizadas pelo Banco e entre estas seus clientes.

Cambio é a operação de troca de moeda de um pais, pela moeda de outro pais. Por exemplo, quando um turista brasileiro vai viaja para o exterior e precisa de moeda estrangeira, o agente autorizado pelo banco Central a operar no mercado de cambio recebe do turista brasileiro a moeda nacional e lhe vende a moeda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com