TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitos subjacentes aos trabalhos culturais

Resenha: Mitos subjacentes aos trabalhos culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.866 Visualizações

Página 1 de 2

Mitos subjacentes nas produções culturais

Mito é uma narrativa fantástica sobre a origem de alguma coisa, ele é ausente de ciência, ou seja, um mito não depende de comprovações de hipótess, mas depende da confiançaentre quem conta-o e quem o ouve. O mito é, portanto, incontestável e inquestionável.

Um exemplo são os ex-men que são mitos subjacentes de uma historia em quadrinhos e virou filme e desenho animado, e também a novela saramandaia que tem muitos mitos, sua historia é cheia de magia, e personagens com poderes.

Nas historias em quadrinhos temos muitos exemplos como a Turma da Monica e o personagem cascão que não toma banho.

Os criadores de mitos baseiam-se também na vida real criando personagens cricatos, a fim de prender a atenção dos telespectadores e leitores, Geralmente os criadores dos mitos contam uma historia sagrada, relatam um acontecimento ocorrido no tempo, narram de que modo algo foi produzido e começou a ser, se tornando modelo exemplar de todas as atividades humanas significativas.

Outro exemplo de mito é a uma historia é a da CARRANCA, os egípcios e os africanos tinham o costume de colocarem na proa de suas embarcações, cãs de bichos horríveis. Há muitos séculos,diziam os antigos que nos oceanos e nos grandes rios, moravam monstros pavorosos que, as vezes, atacavam os navios. Decerto, a idéia de se colocar a cara de outro monstro á frente dos navios, deveria ser para assustar esses habitantes das profundezas das águas. São historias, naturalmente, mas que, de certo modo, explicam o porque do uso das carrancas nos barcos do rio São Francisco. Alem disso, conforme contam os barqueiros de lá, no fundo daquele rio mora um negro velho que gosta de afundar os barcos. Só que antes de acontecer o desastre a carranca das três gemidos, uma espécie de aviso que permite que os barqueiros fujam enquanto e tempo

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »