TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moral E Etica

Trabalho Universitário: Moral E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

1 – A consciência moral é um juízo da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto. É perceber os valores morais, basicamente pode se dizer que é aquela “voz interior” nos orienta acerca do certo e errado.

2 – podemos dizer que a moral social é o conjunto de regras morais (regras que regem o modo de agir) que se aplicam a sociedade como um todo, já a moral individual é a maneira pela qual o individuo se comporta perante a sociedade de acordo com as normas impostas pela moral social.

3 - A palavra moral vem do latim mos mor, “costumes”, e refere-se ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma dada comunidade ou cultura. A palavra Ética, por sua vez, vem do grego ethikos, “modo de ser”, “comportamento”, e se aplica à disciplina filosófica que investiga os diversos sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e proibições (interdições) próprias a cada um e explicitar seus pressupostos, ou seja, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que sustentam esses sistemas.

4

- ato moral é toda e qualquer ação que se dá de acordo com as normas éticas e os costumes vigentes.

- ato imoral é, por definição, toda a ação que se dá contrariamente àquelas normas éticas e costumes vigentes de uma determinada sociedade

- ato amoral não pode ser avaliado do ponto de vista da ética ou da moral, pois e o praticante de determinado ato o faz sem saber se o mesmo está em desacordo com tais valores na sociedade em questão.

- ato não moral é aquele que não estão envolvidos diretamente valores morais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com