TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ethos, Moral, ética E Alteridade

Exames: Ethos, Moral, ética E Alteridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.575 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE LEITURA:

• Livro: Teologia Moral

• Autor: Frei Nilo Agostini, OFM

• Editora: Vozes, 2007

• Texto: O resgate dos grades referenciais

• Referência: Capítulo II

De um modo geral, após a leitura, compreendo que ethos, moral, ética e alteridade são interligadas por todos estarem diretamente ligados a culturas, regras e convivência. Mesmo sendo um mais para um lado reflexivo e outro mais prático, ainda assim um depende do outro e a formação do indivíduo depende de todos.

O autor aponta, no parágrafo 1º da pagina 36, a definição de ethos. De acordo com ele, ethos é algo que todo ser humano tem em comum uns com os outros. O ethos é o responsável pela personalidade (caráter) e o jeito próprio de cada um em agir, organizar e ver o “mundo”.

No parágrafo 2º da página 38, nos é apresentado com clareza o conceito de moral quando o autor diz que “tornar a sério a moral é dizer que o caminho da realização de cada um de nós se dá no nosso dia-a-dia; é investir na qualidade de nossas relações e na busca de um mundo novo.”

Ao falar de ética, notamos que ela está tão intimamente ligada ao ethos, a começar pela etimologia das palavras, que muitos autores nem conseguem distinguir uma da outra. Porém, no parágrafo 3º da página 40, com muita sensibilidade, o autor consegue desmembrar um do outro ao dizer que “a ética faz com que os valores e normas fiquem sempre em dia com a época que vivemos, sem perder seu enraizamento no ethos; ao mesmo tempo, ela faz com que tais valores e normas continuem a inspirar da melhor forma possível a ida humana, tendo em vista a sua realização plena.”

Segundo o autor, alteridade é aquilo que impede que o ser humano seja egoísta. É o que permite pensar, além de si mesmo, no outro e em um grupo ‘de outros’. Ele define bem esse conceito ao final do parágrafo 2º da página 44 ao dizer que diante da alteridade “instaura-se a reciprocidade, transformando a própria justiça e igualdade.

Questões para debate:

1. Diante do conceito de alteridade é correto afirmar que pessoas que desenvolvem algum tipo de descriminação/preconceito com o outro, seja por tom de pele, comportamento ou opção sexual possuem alteridade?

2. As patologias psicológicas surgem quando um ou mais desses conceitos não são bem estabelecidos, ou uma coisa independe da outra?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com