TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo No Contexto Escolar

Monografias: Multiculturalismo No Contexto Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

Multiculturalismo e o contexto escolar

O Multiculturalismo é a coexistência de várias culturas em um país, o que nos leva a entender essa interação de multiculturas no processo educativo. Não é uma tarefa muito fácil,mas não é algo impossível.

Lidar com a situação da exclusão de pessoas com culturas diferentes das tradicionais, a inserção de multiculturalidade na escola e o desafio aos educadores de criarem estratégias para essa interação de diferentes origens no currículo escolar.

A exclusão social é um dos fatores que colaboram com o aumento da dificuldade de interação e desenvolvimento desse assunto tão importante socialmente, é algo que se deve ser trabalhado desde os primeiros anos escolares, para que com o passar dos anos a criança tenha essa fácil compreensão e consciência multicultural.

Deve ser inserido os assuntos multiculturais nos planos de aulas, não só como assuntos afro-brasileiros ou aulas bilíngues, mas conteúdos aprofundados sobre cada cultura,costumes, mitos, ideologias nacionalistas, racionalista e democrática.

A escola tem o papel de trabalhar intensamente o multiculturalismo, criando atividades interessantes usando a pesquisa como foco, assim os alunos se aprofundam nas culturas e acabam com mitos e preconceitos por falta de conhecimento.A capacitação do profissional da área da educação também essencial para colaborar com o melhor desenvolvimento do assunto, o interesse do educador em colaborar nas ações pedagógicas sobre as culturas multiculturais dão grandes expectativas futuras .

Contudo entende–se que é um tema importante porém exige muito trabalho e tempo pra que tudo seja tratado como algo comum por toda a sociedade e entre os pequenos cidadãos.

Investir nessas práticas pedagógicas e atividades interessantes que despertem a curiosidade e posteriormente o respeito por cada religião, cultura ou etnia e a obrigatoriedade desses conhecimentos.

FONTE:http://lfcronos.blogspot.com.br/2009/06/postagem-da-silvana-o-multiculturalismo.html.Silvana :O Multiculturalismo no contexto educacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com