TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo Pós-Moderno

Por:   •  18/9/2016  •  Tese  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

Tese:

A tese do livro “Mundo pós-moderno” é baseada no relativismo. No qual é uma característica que marca nossa época. Os autores relacionam esse modo de vida, onde tudo é relativo, ao modo de vida das pessoas, que não possuem certeza de nada, já que tudo pode mudar em um pouco espaço de tempo.

Resumo e relação dos capítulos com a tese:

- Modos e modas de nosso tempo: no primeiro capítulo do livro é discutido como a sociedade tem reagido ao surgimento das tecnologias. Um grande marco nessa nova era mundial foi quando as grandes embarcações unificam o mercado mundial e descobertas cientificas se desenvolve com rapidez. A eletricidade, o cinematógrafo, o rádio, o telefone, o automóvel e a teoria da relatividade são criações que revolucionaram todos os conceitos de tempo e espaço no mundo. É destacado também os principais pontos chaves de modismo que marcou nossa história como, por exemplo: O inicio da modernidade; O boom norte-americano; A revolução do prêt-à-porter; A minissai; A banalização do sexo; dentre outros marcos que interferem em nosso cotidiano.

Esse primeiro capítulo relaciona-se com a tese no ponto em que a moda e os modos da sociedade são cada vez mais relativos, cada um escolhe um caminho para seguir, sua própria roupa, seus próprios ideias, e se é correto ou não, não existe um padrão.

- Quando o vídeo game captura a vida: é notório que o vídeo game vem dominando e muito a vida dos jovens, desde a sua origem o avanço não para, e junto a esse avanço vem o vício, pessoas desperdiçam horas do seu dia brincando com essa máquina, esquecendo-se do tempo fora da tela, abitolados. E é sobre isso que o capítulo fala, destacando também os problemas que essa forte ligação ao vídeo game tem causado nas famílias.

Nesse capítulo o relativismo, que é o principal ponto da tese, também aparece, mas de uma forma mais focada, já que no caso do vídeo game é um mundo mais fechado, de relação entre a máquina e o homem.

- A sociedade das tribos: o terceiro capítulo destaca a separação da sociedade em tribos, na qual cada grupo possui um estilo bem marcante, e esses novos grupos que tem surgido não são só no mundo real, muitos estão dominando o virtual. Muitos dessas tribos são encaradas como gangues que possuem objetivos, algumas em prol da paz, mas outras completamente racistas e violentas.

A tese relaciona-se a este capítulo no ponto em que para essas tribos não existe um certo, elas praticam o que quiserem, sem olhar a quem, e muitas destruindo ideais e pessoas. E para elas isso é certo, mas para os que não participam é totalmente errado tal forma de agir, sendo esse conceito vindo de um referencial por parte dos que estão dentro dessas gangues e dos que estão de fora.

- A música que não é música: a música é um grande ramo que move o mercado, opiniões e até mesmo o mundo. Todo mundo gosta de ouvir música, mesmo que cada um adepto a estilos musicais diferentes. O capítulo quatro mostra a influência que a música exerce sobre a sociedade. Mas muitas das músicas a partir de um determinado tempo se mostraram de uma maneira mais ousada, com palavras inadequadas e barradas pela censura, por idealizarem o sexo e as drogas. Porém isso não durou por muito tempo e hoje em dia é acessível a qualquer um. Algo também muito discutido são as cópias, muitas músicas são plagiadas sem qualquer punição para os quem fazem isso. Por mais que exista musicas de alta qualidade, há também as que não possuem nenhuma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com