TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos De Pesquisa Cientifica

Por:   •  17/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.905 Palavras (16 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

METODOS DE PESQUISA CIENTIFICA

 DERAD 109

TAREFA MÓDULO 4

CAMARGO

2020

ALISSON PANCOTTE BORGES

TÍTULO DO PROJETO:

ÁREAS DE ATIVIDADE DA CULTURA DO TRIGO.

  1. INTRODUÇÃO:

        Conforme De Mori (2015) o trigo, juntamente com o arroz e o milho, integra o grupo dos cereais mais produzidos no mundo.

        Assim, o trigo é uma das principais culturas usadas na alimentação humana e animal, ocupa aproximadamente 17% da área que é atualmente cultivada no mundo e representa cerca de 30% da produção mundial de grãos (DE MORI, 2015; USDA, 2016).

        O trigo é um dos cereais mais consumido pela humanidade, tendo sido, aliás, um dos alimentos importantes para o desenvolvimento da civilização humana e, apesar da sua importância, é uma cultura de baixo valor agregado e exigente em cuidados na produção e na comercialização.

        Mesmo assim, o trigo pertence a um dos maiores mercados de grãos do mundo, tendo

movimentado mais de 80 bilhões de dólares em negócios em 2016 (FAO, 2016).

        Destaca-se que o Rio Grande do Sul e o Paraná, dois estados da Região Sul, concentram a maior parte da produção brasileira de trigo, sendo responsáveis, por cerca de 90% da produção desse cereal no País.

        Assim, conforme Mingoti et al (2014), o aumento na produção de trigo no Brasil pode ocorrer tanto pela ampliação da área cultivada, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, quanto pela elevação do rendimento das lavouras no sul do País, podendo, a curto prazo, alcançar cerca de sete milhões de hectares, sendo que a elevação do rendimento de trigo pode ser alcançada tanto por meio do uso de melhor tecnologia (envolvendo cultivares e práticas de manejo), ou pelo aproveitamento das potencialidades dos ambientes ou pela redução das limitações nas diferentes regiões produtoras de trigo no Brasil.

O Trigo é denominado como uma gramínea, seu cultivar é em todo o mundo. Mundialmente é a segunda maior cultura de cereal, seu grão é bastante comum sendo bastante usado para a produção de farinha, na alimentação de homes e animais e também serve como ingrediente na fabricação de cerveja. A cultura também é plantada para a forragem para animais e também como palha.

O Trigo é um cereal muito utilizado historicamente na alimentação humana e animal e, atualmente, devido a suas melhorias na genética, conseguiu uma boa plasticidade e adaptação tanto em regiões tropicais como subtropicais, tanto que no Sul do Brasil é um cultivo de inverno, que os agricultores usam para fazer a rotação de solo.

O trigo é uma cultura importante na composição de sistemas de produção agrícola sustentáveis em várias regiões do mundo e também na região sul do Brasil. Destaca-se como excelente alternativa para a sucessão e rotação de culturas em sistemas agrícolas produtivos, especialmente por ser uma das principais espécies usadas na alimentação humana e animal e matéria prima de diversos produtos.

Neste sentido, produzir trigo no Brasil, de forma competitiva e sustentável, tem sido um dos principais desafios da atividade agrícola, pois, tanto o rendimento de grãos quanto a qualidade tecnológica são influenciados pelas condições de ambiente, especialmente pelo clima e suas variáveis.

No Brasil, esse cereal é cultivado em uma grande região, abrangendo áreas de climas temperados, subtropicais e tropicais. Assim, atualmente, o cultivo de trigo estende-se desde o Brasil Central até o extremo sul do País.

Porém, na Região Sul, com predomínio das variedades de clima temperado e subtropical, é onde, tradicionalmente, ocorre o maior cultivo de trigo no Brasil.

Por isso o seu rendimento e qualidade é influenciado pelas condições climáticas que cada região tem.

Também é muito utilizado pelos agricultores como uma ótima opção de rotação de cultura, tudo vem de um planejamento técnico que tanto objetivam a conservação do solo, quanto a prevenção ambiental. Essa prática da rotação de cultura com o trigo visa reduzir e talvez chegando a um ponto de anulação de certas ervas daninhas e tantos outros organismos causadores de doenças nos cultivos de produção.

  1. OBJETIVOS

O objetivo deste projeto é desenvolver um trabalho com base em pesquisas e dados retirados da internet ou de palestras feitas por técnicos agropecuários, sobre o tema das áreas de atividades do trigo que foi escolhido por um interesse pessoal em adquirir novos conhecimentos sobre a cultura.

Diante dos métodos e ferramentas utilizados para pesquisa e desenvolvimento do trabalho pretendo descrever os temas sobre a área da atividade da cultura do trigo que eu pretendo trabalhar diante delas no meu dia a dia.

Através deste estudo quero me aperfeiçoar no cultivo, tirando o aproveito de todo o conteúdo que estudei para a pesquisa.

Objetivo Geral: Avaliar e analisar a evolução da produção e do consumo brasileiro de trigo e derivados, as políticas de incentivo e possibilidades de desenvolvimento do setor.

  1. REVISÃO DA LITERATURA/CONTEXTO TEÓRICO

Nesse projeto será abordado a importância da cultura do trigo, no sentido da rotação de cultura, a valorização do trigo e as vantagens do cultivo da cultura do trigo. Já os problemas serão: os problemas comuns no trigo, no sentido de doenças e climas desfavoráveis no cultivar da cultura e desvalorização do trigo.

A importância da cultura do trigo pode se perceber em vários aspectos, tanto por ser um importante cereal para a alimentação humana e animal, quanto pode servir como um método de cultura de inverno para os agricultores, que além de ser uma produção de cultivo do ciclo do inverno, ajuda com a rotação de cultura, para o cultivo das culturas de verão.

        O cultivo do trigo surgiu no Brasil provavelmente em 1534, momento em que Martim Afonso de Sousa trouxe as primeiras sementes do cereal para serem plantadas na Capitania de São Vicente e posteriormente nas demais, chegando até à Ilha de Marajó, no estado do Pará (CAFÉ et al., 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (262.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com