TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOSSAS ESCOLHAS MOLDAM O NOSSO CARÀTER ?

Por:   •  9/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  3.203 Visualizações

Página 1 de 2

NOSSAS ESCOLHAS MOLDAM O NOSSO CARÀTER ?

 (UNIP)

Palavras-chave: ética, caráter.

Resumo: O presente trabalho fundamenta-se a partir da Atividade Prática Supervisionada com o intuito de investigar os aspectos da formação do caráter na pessoa humana a partir de suas escolhas, tendo por base os estudos realizados em Instituições Judiciárias e Ética. O que será   tratado tem em sua parte fundamental a investigação da maneira como as escolhas constituem a formação do caráter na pessoa e os princípios e fatores determinantes que culminarão no modo de agir de cada um.

Introdução: Os costumes e as experiências forjam o indivíduo dentro de padrões pré-estabelecidos pela cultura ao qual participa.

De outro modo, as disposições morais nascem a partir de atividades semelhantes a elas, ou seja, as suas ações estão ligadas às atividades, o fato de uma ação ser desta ou daquela maneira, será de modo que o indivíduo torne-se de uma forma ou de outra, por esta razão deve-se atentar para a qualidade de suas ações, pois correspondem às diferenças entre as atividades e, não será desprezível a diferença se, desde a infância, seja desta ou daquela maneira, ao contrário será decisivo para a formação do indivíduo. Michel Sandel substitui a idéia das tendências inatas pela dos hábitos, ou seja, reconhece na ação do indivíduo caráter e eficácia eminentemente positivos e ativos, que consistem precisamente na relação dos hábitos que forma o próprio homem. Em certo sentido, o homem torna-se responsável por si mesmo, ou seja, responsável pelo que será. Do próprio homem depende ser bom ou mau. Em conclusão, ele é tanto pai e filho ao mesmo tempo de suas ações, as quais, depois de haver chegado a gerar hábitos, se convertem em manifestações ou aquilo provavelmente deles, em outras palavras o homem gera o homem, e igualmente por seus atos se gera também a si mesmo, virtuoso ou viciado.

Materiais e métodos: A presente pesquisa tem por texto base as obras O que o dinheiro não compra e Justiça o que é fazer a coisa certa de Michael Sandel, livros conhecidos internacionalmente. Textos comentados de autores voltados para o assunto em questão, são utilizados como apoio às leituras e reflexões, considerando aqueles mais relevantes na construção do pensamento ético. O método utilizado é a pesquisa bibliográfica, centrada nas questões éticas.

Resultados e discussões:

Conclusões:

Referências:

        

SANDEL, MICHAEL J. Justiça o que é fazer a coisa certa ?, 2010.

SANDEL, MICHAEL J. O que o dinheiro não compra – os limites morais do mercado, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com