TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossas escolhas moldam nosso carater

Por:   •  31/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

Nossa moral, ou seja, uso e costume da maioria da sociedade, pelo fato de ser praticada por um todo em um coletivo, podemos argumentar que nossas decisões, escolhas e o modo como nos comportamos, são sim elementos que moldar nosso caráter.

O caráter é formado de acordo com as relações interpessoais, convívio social, princípios ensinados, uso, costumes, qualidades e defeitos, Isso é o que vai determinar nossa conduta e moralidade. Nossos valores e firmeza moral é o que define a coerência das nossas ações e comportamentos.

O fato de não nós manifestarmos ou nos acomodarmos diante de um problema ou até mesmo de qualquer situação, ousar do "jeitinho brasileiro", não nós dá o direito de reclamar de outrem. Sendo assim, "temos que corrigir os desvios de conduta no dia a dia, para que possamos ser cidadãos mais conscientes de que pensar em todos é melhor do que pensar em si mesmo".

Quando usamos do "jeitinho brasileiro" para prejudicar ou passar a perna em alguém só para nos darmos bem em alguma situação, estamos nos tornando pessoas mau caráteres e todas as decisões e escolhas erradas que tivemos, dirá quem somos muito mais do que nossas qualidades dizem. Pois os pensamentos se tornam palavras, as palavras se tornam ações, ações se tornam hábitos e os hábitos fazem dos elementos que moldam o nosso caráter.

Uma pessoa de mau caráter é qualificada como desonesta, isto é, ela não apresenta firmeza de princípios ou moral.

Não é possível fazer democracia sem algum tipo de representação. Para isso é necessário que implantem mais Ética no povo brasileiro e na educação, pois é da Ética que analisa a conduta humana visando o bem na comunidade não somente o egoísmo, sendo assim, nem tudo que é moralmente aceito é éticamente aceitável. Sem nós dá o direito de reclamar de sermos diferente diante de uma sociedade tão corrompida e acomodada, ou melhor, o povo que nos representa é o espelho de nós em um todo.

A condição da moralidade é boa vontade. Qual é o elemento a que possa religar a moralidade? Existe alguma coisa que se possa considerar como incondicionalmente bom, como bom em si? Ao contrario de todos os moralistas anteriores, Kant afirma que as virtudes tradicionais não são incondicionalmente boas, pois elas tanto podem servir para o bem, como para o mal. A inteligência, a coragem, a tempestade, a prudência, podem ser exercidas e podem ser encontradas num ser imoral. Aliás, o mau provido de inteligência, de coragem, de temperança e de prudência, representa um perigo muito maior. Ele poderá potencializar o mau uso dessas virtudes com vistas a maximizar a sua capacidade de causar o mal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com