TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ninguém Nasce Moral

Trabalho Escolar: Ninguém Nasce Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  20.139 Visualizações

Página 1 de 2

Ninguém nasce moral

Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descrentamento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral. A descoberta do outro como um “outro eu” é fundamental parar superar o egocentrismo. O desenvolvimento desses três níveis mentais: inteligência, afetividade e moralidade, não é automático, porque exige a intermediação de agentes culturais.

Do ponto de vista moral, a educação começa pela heteronomia, em que as regras morais são introjetadas sem critica, até que possa alcançar a autonomia, típica da maturidade. Na fase da heteronomia as crianças obedecem ás regras que lhes são impostas, aos poucos é preciso abrir espaços de discussão a fim de estimular a adesão pessoal e autônoma ás normas. O grande impasse entre o heteronomia e autonomia ocorre na adolescência, período de contradições em que, abandonando as características infantis, o individuo ainda não assumiu as obrigações e as responsabilidades da vida adulta. Piaget e Kohlberg teóricos da linha construtivista, explicam o desenvolvimento da moralidade.

A teoria de Piaget fala que não há inteligência inata: a gênese da razão, da afetividade e da moral avança progressivamente em estágios sucessivos nos quais a criança organiza o pensamento e o julgamento. Por isso sua teoria e as que dela derivam são chamadas construtivas, já que o saber é construído pela criança, e não imposto de fora. Uma das diferenças do trabalho de Kohlberg em relação ao de seu mestre Piaget é que ele rejeita a teoria do paralelismo entre a psicogênese do pensamento lógico e a psicogênese da moralidade. Para Kohlberg, o nível mais alto de moralidade exige estruturas lógicas novas e mais complexas do que aquelas do pensamento formal. Por isso reformula a teoria dos estágios morais e distingue três grandes níveis de moralidade: o pré-convencional, cada um deles composto de dois estágios.

Ninguém nasce moral, mas pela educação o indivíduo terá a chance de constituir sua personalidade moral. O sujeito ético procede a um descentramento, tornando-se capaz de superar o narcisismo infantil, e move-se na direção do outro, reconhecendo sua igual humanidade. É o próprio sujeito que indaga sobre suas escolhas de vida, que tipo de pessoa gostaria de ser, qual a melhor maneira de relacionar-se com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com