TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÃO BASTA QUERER SER

Monografias: NÃO BASTA QUERER SER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

“Não basta querer para mudar o mundo. Querer é fundamental, mas não é

suficiente. É preciso também saber querer, aprender a saber querer, o implica

aprender a saber lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes com os

nossos sonhos estratégicos”. Paulo Freire (1997)

E então escolhemos ser professores, olhar para o mundo de uma maneira diferente, escolhemos estar a frente de seres humanos sedentos por conhecimento, seres curiosos e querendo sempre mais. E dai o seu grande plano de mudar o mundo pode dar certo, já que você praticamente tem o poder de modelar uma cabecinha em fase de construção, mas quanta responsabilidade!

A partir dai o seu querer se transforma em poder, está na hora de você começar a ver o mundo com os olhos menos míopes e com menos ignorância, a leitura se torna imprescindível e o conhecimento deve transbordar da sua boca.

Estar qualificado para passar a teoria e a prática para os pequenos, mostrando para eles que a cultura e a natureza se diferem e que é necessário o conhecimento de ambos. Tirar as crianças da alienação, mostrar pra eles as verdades do mundo e quanto isso interfere na vida deles.

Estar pronto para mudar o mundo é ter uma ideologia e mesmo assim estar aberto para novas informações, novos conceitos e aberto para aprender também.

Pode-se ligar as idéias de Paulo Freire com o querer mudar, poder mudar e mudar com os 4 pilares da educação, onde tudo se interliga mesmo que subjetivamente. Pensar em aprender a conhecer, tendo instrumentos de conhecimento raciocínio. Aprender a conhecer, lhe confere as bases teóricas, aprender a conviver com os outros onde é um dos maiores desafios do educador, mostrar o diferente sendo igual, como conviver com pessoas de educação de diferente e se dar bem com todos e aprender a ser onde esse depende de todos os outros para acontecer.

Hoje em dia é necessário muito mais do que apenas vontade para ser um bom educador, modelar um aluno e formar cidadãos já todas as informações estão ai, abertas para quem quiser na internet.Olhando para o passado e comparando para o futuro, começamos a temer o tempo em que o professor não será necessário e que o "google" será a maior fonte de conhecimento. Mas como conseguir filtrar as informações? Ter o discernimento de certo e errado? Do que esta correto e do que não está? É preciso sempre querer, querer mostrar para o nosso futuro o quão é importante ter alguém para de dar a direção, te mostrar o que se deve fazer e a partir dali tomar suas decisões.

E mudar, querer mudar e estar sempre mudando fica mais intimista, muito mais complicado para nós educadores para achar a brecha para se infiltrar e poder "mexer os pauzinhos".

O certo é que 'Tem que ser, tem que pá.O mundo é diferente da ponte pra cá.Não adianta querer ser, tem que ter pra trocar' (Racionais Mc), temos que ter pra trocar de tudo, de todos sempre... A troca é a maior fonte de mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com