TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Dia só não Basta

Pesquisas Acadêmicas: Um Dia só não Basta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

UM DIA SÓ NÃO BASTA

Personagens: Juiz, Orador, Defesa, Acusação, 1ª testemunha, 2ª testemunha, corpo de jurados

Tempo aproximado: 20 minutos

Sinopse: Em julgamento, o Dia das Mães. Defesa, acusação e testemunhas falam sobre as homenagens às mães serem feitas em um dia específico. Jurado vota por lembrar-se das mães todos os dias e também em um dia especial, o Dia das Mães.

Em cena: orador, defesa, acusação, jurados. Todos sentados. Ao entrar o juiz, todos se levantam em respeito à autoridade. Quando o juiz senta, os outros também sentam.

JUIZ: (bate com o martelo sobre a mesa iniciando a sessão) Está aberta a sessão. Com a palavra o Senhor Orador Oficial deste Tribunal.

ORADOR: Exmos. Srs. Juiz, Defesa, Acusação, Corpo de Jurados e demais assistentes. Nesta data coloca-se em julgamento alegórico a homenagem que se presta às mães, uma só vez por ano. (senta-se)

JUIZ: (com seriedade) Antes do pronunciamento da defesa e da acusação é preciso que todos tomem conhecimento do sentido de ser mãe, o seu valor de progenitora, as renúncias em favor dos filhos, do esposo, da formação e continuidade da família.

(NESTE MOMENTO SERÃO APRESENTADOS NÚMEROS DE POESIA, CÂNTICOS, JOGRAIS, ETC que falem sobre as mães e seu papel na família...)

JUIZ: com a palavra a Acusação.

ACUSAÇÃO: Srs. Jurados, estamos aqui para o julgamento do fato de termos dedicado às Mães, um só dia. Um dia, que na atualidade, como todas as outras festas naturais do homem, volta-se muito mais para o aspecto comercial. Os presentes, a lembrança, devem estar em segundo plano. O importante está na valorização e reconhecimento daquela que não mediu esforços para criar seus filhos, colaborando com a natureza e a obra divina.

DEFESA: Protesto, meritíssimo!

JUIZ: Protesto negado. Prossiga a Acusação.

ACUSAÇÃO: Um dia só não basta para demonstrarmos com toda a emoção do nosso ser, o quanto somos gratos por estarmos neste mundo, que apesar de tantas injustiças e maldades, nele passamos nossa existência. (senta-se.)

JUIZ: Com a palavra a Defesa.

DEFESA: (levanta-se) Srs Jurados, venho aqui para defender a instituição da Homenagem do Dia das Mães. Sejam elas vivas ou mortas. Há todo um histórico que deve ser lembrado quanto a instituição deste dia. O presente, meus senhores, é secundário. O essencial é que as mães não sejam esquecidas. E hoje, que vivemos em meio a tantas adversidades, em que o homem se sente cada vez mais distante de seus familiares, preocupado com os compromissos, é certo que, se deixarmos a seu critério homenagear a sua mãe durante todo o ano, ela será esquecida.

ACUSAÇÃO: Protesto, meritíssimo!

JUIZ: Protesto negado. Prossiga a Defesa.

DEFESA: Não que a mãe seja esquecida pelos filhos, mas faltará aquela homenagem especial aquele sabor de ter nos 365 dias do ano, um dia só seu. (senta-se)

JUIZ: Que entre a 1ª Testemunha ( a 1ª Testemunha entra e senta). A Acusação pode interrogá-la.

ACUSAÇÃO: O que traz nesse pacote?

1ª TESTEMUNHA: Um presente para minha mãe. Hoje é o Dia das Mães e nós devemos presenteá-las.

ACUSAÇÃO: Você faz isso todos os anos?

1ª TESTEMUNHA: Todos os anos. Sempre dou uma lembrança para minha mãe, que merece muito mais.

ACUSAÇÃO: Você lembra do dia das Mães, todos os anos?

1ª TESTEMUNHA: Lembrar eu não lembro. Vejo as propagandas pelas ruas e na televisão. As vitrinas colocam fotos de mães com filhos, corações coloridos, então eu sei que o Da das mães está chegando. Depois meu pai me dá dinheiro, e eu e meus irmãos vemos o que ela mais precisa e lhe damos de presente.

ACUSAÇÃO: Não acha que as mães precisam mais de afeto e compreensão que presentes?

1ª TESTEMUNHA: Afeto e compreensão eu dou o ano todo, mas o presente é símbolo da dedicação que eu e meus irmãos temos por ela.

ACUSAÇÃO: Nada mais a perguntar.

JUIZ: A Testemunha está dispensada. Que entre a 2ª Testemunha. A Defesa pode interrogá-la.

DEFESA: Você não traz presente para a sua mãe?

2ª TESTEMUNHA: Presente? Em casa nós não costumamos dar presentes. Plantamos flores no jardim e as colhemos nesta época, para ofertá-las à mamãe.

DEFESA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com