TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Auguste Comte: Positivismo No Brasil

Por:   •  31/7/2023  •  Artigo  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 5

AUGUSTE COMTE: POSITIVISMO NO BRASIL

Lucas Loschi Pereira

COADM / Universidade Federal de São João Del Rei

loschi2009@gmail.com

Resumo: O presente artigo tem por objetivo principal ressaltar de uma forma superficial os aspectos do Positivismo, assim como, falar sobre Auguste Comte, seu principal idealizador. Além disso, dissertar acerca do Positivismo no Brasil e suas principais contribuições para a construção da Republica.

Palavras chave: Positivismo, Auguste Conte, Contribuição do Positivismo, Positivismo no Brasil.

Considerações iniciais

                 O positivismo é uma evolução sociológica do Iluminismo, cujo o idealizador e principal nome foi Auguste Conte, nascido em 1798 em Montpellier na França. O positivismo de Comte incide na observação dos fenômenos, e apresenta a ideia de que o conhecimento cientifico é a única maneira de chegar ao de conhecimento verdadeiro.

             

               Em meados do século XIX, quando estudantes Brasileiros iam para a Europa, traziam consigo os ideais positivistas de Comte, e a partir daí, iniciar a influência positivista em território brasileiro.

O Positivismo

              O positivismo é um fluxo de ideias filosóficas que surgiu na França no início do século XIX. Seus principais idealizadores foram os pensadores Auguste Comte e John Stuart Mill. O positivismo foi ganhando força na Europa nos meados do século XIX e começo do XX. É um conceito que possui diversas definições, abordando tanto perspectivas filosóficas quanto cientificas.

              Segundo Valentim (2010):

A gênese do positivismo ocorreu no século XIX, num momento de transformações sociais e econômicas, políticas e ideológicas, tecnológicas e cientificas profundas decorrentes da consolidação do capitalismo, enquanto modo de produção, através da programação de atividades industriais na Europa e outras regiões do mundo, portanto, o “século de Comte” e sua amada França mergulharam de corpo e alma numa “deusa” chamada razão, colocando sua fé numa “nova religião”, caracterizada pela junção entre ciência e a tecnologia, tidas como a panaceia da humanidade, no contexto da expansão, pelo Globo, do capitalismo industrial.

              O principal método do positivismo de Auguste Conte incide na observação de fenômenos, se opondo ao racionalismo e ao idealismo, por meio do uso de uma experiência sensível, sendo capaz de produzir conceitos a partir dos dados concretos de fenômenos positivos, sendo esta a verdadeira ciência dentro do ideal positivista, sem qualquer característica teológica ou metafísica, levando a imaginação à observação, utilizando como base somente o mundo físico ou material. O positivismo não permite à ciência qualquer probabilidade de investigar os propósitos dos fenômenos sociais e naturais, indo em busca das descobertas e o estudo das leis.

              Em uma de suas obras “Apelo aos Conservadores” (1855), Auguste Comte definiu a ideia do "positivo" com sete definições: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.

              Para Comte, o positivismo é um princípio filosófico, sociológico e politico. Surgiu como um desenvolvimento sociológico do iluminismo, das crises moral e social do fim da Idade Média e também do início de uma Sociedade Industrial. O positivismo defende o conceito de que o conhecimento científico é a única meneira de chegar ao conhecimento verdadeiro. Segundo os positivistas somente se pode afirmar que uma certa teoria está correta se ela foi analisada e comprovada através de métodos científicos exatos. Os positivistas não concordam com a ideia de que os conhecimentos sejam ligados a nenhum tipo de etnia religiosa ou qualquer outro método ou conceito que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o avanço da humanidade depende somente dos progressos científicos.

O Positivismo no Brasil

              Um dos primeiros idealizadores do positivismo no Brasil foi Júlio de Castilhos (1860-1903), em 1891 foi eleito presidente do estado do Rio Grande do Sul, posteriormente instituiu a constituição estadual de 1891, elaborada por ele, e se inspirava muito fortemente no positivismo e garantia ao governante os meios legais de implementar a política de inspiração positivista.

              Juntamente com Castilhos, o então Coronel Benjamim Constat, era professor na Escola Militar da Praia Vermelha no Rio de Janeiro, por ser adepto do positivismo, em suas vertentes filosófica e religiosa, rapidamente difundiu suas ideias entre a jovem oficialidade do Exército Brasileiro, foi um dos principais articuladores do levante Republicano de 1889.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com