TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Positivismo para Auguste Comte

Por:   •  26/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

sociologia

Analisem o positivismo de Comte, tendo em vista a sua relação com as ciências e as mudanças na vida social do século XIX.

O positivismo surgiu no século XIX, em meio a revolução industrial e o iluminismo, e foi uma linha de pensamento que defendia que a única forma de obter conhecimentos verídicos era por base da aplicação de meios científicos com base no experimento. Defendia que o conhecimento que a ciencia trazia era o ideal para o entendimento da sociedade, da politica, economia, a identificação de complicações na sociedade, compreender o mundo social. Essa busca por conhecimento se dava para o alcance de organização e prosperidade.Auguste comte, conhecido como pai do positivismo, que é um âmbito filosófico que procura compreender as leis sociais baseado nas ciências exatas e biológicas.

O pensamento de comte era ligado a razão. Ele tentava modos para que as relações em sociedade ocupassem leis parecidas com as de ciências exatas, para dessa forma, as decisões tomadas em sociedade seguissem em torno da coletividade. o positivismo em comte concordava com a existência da razão de ciencia sendo essenciais para a humanidade, e propagava ações inclinadas ao conhecimento positivo, verdadeiro e direto da realidade. Comte defendia a necessidade plena do uso da razão como inicio a qualquer zona de conhecimento

Comte também auxiliou na sociologia, a dividindo em áreas de estática social e dinâmica social.  “No entender de Comte, a sociedade apresenta duas leis fundamentais: a estática social e a dinâmica social. De acordo com a lei da estática social, o desenvolvimento só pode ocorrer se a sociedade se organizar de modo a evitar o caos, a confusão. Uma vez organizada, porém ela pode dar saltos qualitativos, e nisso consiste a dinâmica social. Essas duas leis são resumidas no lema ‘ordem e progresso’” (VASCONCELOS apud LAGAR et al., 2013, p. 18)

O positivismo defende os fatos científicos. Acredita que apenas conhecimentos científicos são verídicos, não tendo como verdade crenças ou opiniões voltadas ao divino.

--No momento cientificista da sua obra, Comte propunha a regeneração social a partir de uma reestruturação do saber e da mente humana.  No momento místico da sua obra, Comte propunha a regeneração social a partir da conversão dos sentimentos humanos, superando o egoísmo mediante a instauração da “Religião da Humanidade”.—

, é inevitável não falar do filosofo francês Auguste Comte, que e considerado o pai do positivismo.

Para conte, o estudo sobre a sociedade era indispensável, e devera ser exigente, com o intuito de validar a sociologia, que usaria de base a experimentação para explicar fenômenos sociais. Desse modo, comte abdica do senso comum e conhecimentos baseados em religião, e parte para um conhecimento cientifico. Assim, ele defende que o pensamento humano se construiu a partir da lei dos três estados

Comte iniciou a chamada ciencia da sociedade, ele gerou a independência  do estudo da sociedade a partir do conhecimento das ciências físicas e naturais. Ele entendia que, assim como existiam leis que ordenm os fenominos da natureza, deveriam existir as leis que governam contecimentos sociais, assim, ele procurava desvendar leis que dominam os fenominos sociológicos.

O Positivismo para Auguste Comte - Jus.com.br | Jus Navigandi

www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=f3840c3e3fb9af1a – ENTRAR NESSE SITE

, que Comte , no final de sua vida, estabeleceu a Religião Positiva com o ideal do " amor universal".O grande herdeiro do positivismo de Comte foi Émile Durkheim, considerado o grande mestre da sociologia positivista moderna.

AV1 - SOCIOLOGIA

O positivismo surgiu no século XIX, em meio à revolução industrial e o iluminismo, e foi uma linha de pensamento que defendia que a única forma de obter conhecimentos verídicos era por base da aplicação de meios científicos com base no experimento. Defendia que o conhecimento que a ciência trazia era o ideal para o entendimento da sociedade, da politica, economia, da identificação de complicações na sociedade, e a compreensão do mundo social. Essa busca por conhecimento se dava para o alcance de ordem e prosperidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (214 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com