TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceituando Territorio

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO

ALUNO: LUIZ HUMBERTO DE OLIVEIRA SOUZA

1. A partir do referencial teórico e da leitura do Mapa Marinha (2018). Explique sobre o conceito de território jurídicopolítico e a relação de território e poder Estado-nação. 2. Ao analisar o mapa disponibilizado pela marinha, podemos observar que o território nacional vai além do território continental, levando em consideração a análise do mapa explique a relação de território e poder Estado-nação. *Responda no formato de resposta-texto.

É Friedrich Ratzel  um dos pioneiros na elaboração e sistematização do conceito de território, que em sua concepção, esta diretamente vinculado ao poder e/ou domínio que o estado nacional exerce sobre uma determinada Fração do espaço.

Em uma definição mais precisa GOTTMANN ( 2012, p.523)‘’ Território é uma porção do espaço geográfico que coincide com a extensão espacial da jurisdição de um governo. Ele é o recipiente físico e o suporte do corpo político organizado sob uma estrutura de governo. ’’ A partir da citação do autor e da análise do mapa da marinha (2018) percebamos que o conceito de território é um conceito bastante amplo, haja vista que sua delimitação leva em conta tudo aquilo que é formado pelo solo, subsolo, espaço aéreo, águas territoriais e plataforma continental, prolongamento do solo coberto pelo mar.

São as Fronteiras que delimitam a soberania do Estado-nação sobre o seu território, desta feita, tudo o que há dentro dessa fronteira delimitada através de tratados internacionais,  pertence ao povo que habita aquele Território. No caso Brasileiro como nos mostra o Mapa Marinha (2018) o Brasil goza de uma imensidão territorial que chegar ser maior que o continente da Oceania por exemplo. E toda a riqueza que existe dentro deste espaço pertence ao povo brasileiro, que pode fazer uso deste em prol do crescimento socioeconômico de sua população.

Só na chamada Amazônia Azul, área agregada ao Brasil a partir das discursões realizadas na  terceira conferencia das nações unidas sobre o direito do mar em 1982 foi  estimada em cerca de  4,5 milhões de   km2 , existe nesta área um grande potencial de riquezas biológicas e mineras ainda desconhecidas, além do potencial turístico desse território . É dentro desta área, por exemplo, que está localizado o pré-sal, um campo de petróleo que tem atraído o interesse de varias nações do mundo, segundo dados da marinha do Brasil cerca de 90% do nosso petróleo é extraído dessa reserva do pré-sal.

Diante do exposto, se faz necessário à formulação de politicas públicas sólidas que garantam a soberania nacional do nosso território, e que as nossas riquezas sejam usadas em prol da nossa população que tanto necessita para melhoria de condições de vida, haja vista que o Brasil possui em seu vasto território, gigantescas reservas de recursos minerais, que infelizmente veem sendo usurpada principalmente por nações desenvolvidas, já que na divisão internacional do trabalho o Brasil ainda figura como um mero exportador de matérias primas e riquezas.

Marinha 2018: https://www.marinha.mil.br/content/amazonia-azul . Acesso em 01 abr. 2019.

GOTTMANN, Jean. A evolução do conceito de território. Boletim Campineiro de Geografia, AGB-Campinas, v. 2, n. 3, p. 523-545, 2012. Disponível em http://agbcampinas.com.br/bcg/index.php/boletimcampineiro/article/viewFile/86/2012v2n3_Gottmann. Acesso em 1 abr. 2019.

SOUZA, Marcelo L. O TERRITÓRIO: SOBRE ESPAÇO E PODER, AUTONOMIA E DESENVOLVIMENTO. IN: CASTRO, I. E., ET AL., GEOGRAFIA: CONCEITOS E TEMAS. RIO DE JANEIRO: BERTRAND BRASIL, 1995, P. 77-116. Disponível em: http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/d9f7 0cc6d16bd1315391ed9004d769ce.pdf. Acesso em 01 abr 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com