TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO INTERMEDIADORA ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO ESCOLAR

Por:   •  30/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.081 Palavras (21 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

        

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

SUZI ANDR[pic 12]

[pic 13]

1-ANALISE DO ARTIGO

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO INTERMEDIADORA ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO ESCOLAR.

A Educação é uma exigência fundamental para que o ser humano possa realizar o ato de transformar o mundo que acerca, ela é uma necessidade histórica do ser humano, é imprescindível para o ser humano apropriar-se do vastos campos de conhecimento. Todo o processo se dá através da construção doo conhecimento que o homem vai adquirindo ao longo de sua existência e sendo transmitido ao logo das gerações.

Segundo o Escritor do Artigo Lucas Dominguini, para que os alunos possam se apropriar desses conhecimento é necessário uma organização do processo de ensino aprendizagem. Ou seja a linguagem aplicada pela ciência não é a mesma linguagem utilizada em sala de aula. Na disciplina de Geografia a evolução do conhecimento pode ser acompanhada em diversos estudos, mas deve ser transformado  em conhecimento escolar.

A questão do saber, que é algo muito mais  complexo do que transmitir conhecimento aos alunos, implica assumir valores e lidar com os muitos diversos medos que vivemos no cotidiano da aula ou da escola. Supõe definir limites, refletir e se comprometer com a experiência transformadora, o educador deve sempre estar aprimorando seus conhecimentos e melhorados para poder transmitir para seus alunos.

Entendo que o domínio do conhecimento cientifico é necessário principalmente para nos defendermos do relatoria cientifica que age ideologicamente no sentido de descontrair processos de opressões, principalmente no conhecimento cientifico, sem deixar de compreender os limites de suas possibilidade de atuação.

A escola por sua realidade social diferenciada de outros contextos sociais deve gerar seu próprio conhecimento de referencia diferenciado do que os alunos tem a  disposição e contato socialmente e do conhecimento cientifico na sua essência.

Uma educação efetiva é aquela que os educadores se aproximam do mais alto conhecimento cientifico. Na transposição didática desta forma se opera os diversos mecanismo de estruturação e organização que os conhecimentos cientifico passam para serem transformados em conhecimento escolar.

No livro didático, a transposição didática se manifesta de maneira mais explicita uma vez que nestes manuais esta o conhecimento a serem ensinados ,ou seja o saber de ensinar.

No referente artigo de Lucas Dominguini  vimos como ocorre a passagem do conhecimento para o conhecimento Escolar. Contudo só existe conhecimento cientifico se ele estiver ligado ao reconhecimento escolar, inter relação informações procedentes de diversas fontes de conhecimento cientifico e conhecimento cotidiano interpretado pelo professor do conhecimento cientifico e didático os problemas de interesse do aluno os problemas sociais, ambientais e culturais mais relevantes as diferentes concepção praticas e praticas sociais que existam a respeito deles e os conhecimentos produzidos pela pesquisa científica.

 2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

–IDENTIFICAÇÃO

Escola: Colégio Estadual Feg Prag Fernandes código:1714

Endereço: Terra Indígena Rio das Cobras

Município: Nova Laranjeiras- PR

Email: nljifpfernandes@seed.pr.gov.br

Fone: 42-8835-3676

Entidade mantedora: Secretaria de Estado da Educação –SEED.

Distancia da Escola do NRE: 35 KM        

        A escola tem  6 salas de aula, cada sala possui uma TV, com entrada para cartão de memória e USB. Uma sala compartilhada com a secretaria, biblioteca e sala dos professores. Possui um pátio externo e um pátio interno, não tem em sua estrutura uma quadra para pratica de esportes, no momento esta sendo reedificada junto a SEEDS, a construção da mesma e de um refeitório para alunos.

        A Escola Feg Prág Fernandes, possui 3 banheiros femininos e 3 masculinos, 1 cozinha, e não possui laboratório de informática, com acesso aos alunos. A escola tem 2 computadores para acesso somente dos funcionário que tem conexão com  a internet, também 2 impressoras e copiadoras, 1 data show e 1 mimeografo, 1 radio, e um DVD.

        A escola possui a modalidade de educação infantil , ensino fundamental e ensino médio, totalizado o número de 90 alunos a faixa etária varia de 3 anos a 17 anos. O horário de funcionamento da Escola é distribuído em três turnos. Matutino das 7:30 as 11:50 e vespertino das 12:30 as 17:00 e no horário noturno das 18:00 ás 22:00.

Profissionais

O Colégio  no momento conta com um diretor período diurno Joelso Ribeiro e um vice diretor que trabalho no período noturno, Valmir Rodrigues, dois pedagogos, Roseli Petro manha e tarde e Fabiana Bonetti tarde e noite, 3 funcionários operacionais e 2 técnicos administrativo.

Lista das turmas e disciplinas e seus professores.

Pré escola professores regente: Daize de Paula e Elizangela Rataeski

1° ano: Daniel Ribeiro dos Passos Junior

2° ano: Maristela J. Bernardo

3°ano: Rosecleia Rabel

4° ano: Cristina M. Gonçalves

5° ano: Luci Terezinha Languinotti

Arte: Adriana Batista

Ciências: Flaviane Casanova

Geografia: Edson José Borsoi

História: Adriano José dos santos e Queli Teixeira

Língua Kaingang: Lucas Revaj Laurindo e Margarida Olinto

Inglês: Patrícia Almeida dos Santos e Elizangela Bez

Língua Portuguesa: Dariane Fátima de Paula e Relindes Jacob Resmine

Matemática: Adriano Caime e Claudir Fernando Oliveira de Souza

Biologia: Neimar Tessaro

Química: Rodrigo Gomes

Física: Alex Amaral

Sociologia: Luiza Grizibuski

Filosofia: Adriano Jose dos Santos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (482.9 Kb)   docx (693.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com