TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curriculo Supervisionado

Por:   •  8/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.074 Palavras (13 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FILOSOFIA (Licenciatura) - EAD

Cruzeiro do Sul – Virtual

SANTOS, Zezildo Leal dos

RG M 18178154

Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia I

(Ensino Médio: 1º, 2º e 3º ano)

2019/5º SEMESTRE

RELATÓRIO CRÍTICO REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA I

2019

1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Estágio foi integralmente realizado na Escola Estadual Capitão Sérgio Paulo Muniz Pimenta – Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). Situada à Rua Gaspar de Godoi Moreira, nº 19 – Jardim São Luiz – São Paulo/Capital – CEP: 08121-590 – Fone: (11) 2963 2539 – e-mail: e91084a@educação.sp.gov.br – fundada em 13/06/1988, integrante da Rede Pública Estadual – SE/Diretoria de Ensino Leste 2.

1.1 Infraestrutura (dependências)

A Escola Capitão Sérgio Paulo Muniz Pimenta é organizada por ciclos e funciona em prédio próprio com 99 funcionários. O abastecimento de água e energia elétrica são fornecidos pela rede pública, com rede de esgoto e coleta de lixo periódica. É estruturada com sala de diretoria, sala de professores, quadra de esporte coberta, cozinha, sala de leitura, refeitório e pátio coberto. Dispõe de 14 salas de aula, recursos como retroprojetor, equipamentos de TV, aparelhos de DVD, impressoras, dois computadores, um para uso dos alunos, outro para uso da administração e internet banda larga. Oferece alimentação escolar para os alunos e atividade complementar. A modalidade do ensino é o da rede pública estadual e atende 631 alunos do Ensino Fundamental e Médio, sendo 430 do Ensino Médio e 201 do Fundamental. Conta com um espaço amplo, salas e departamentos bem situados, facilmente localizados por inscrições nas portas. A equipe de profissionais envolve a direção, coordenação pedagógica, professores e agente educador. A limpeza do prédio é realizada por funcionários de empresa terceirizada. Diante dos fatos, concluo que sua infraestrutura tem os requisitos básicos necessários para garantir um bom funcionamento, ressaltando a necessidade de adequações relacionadas à acessibilidade para portadores de deficiência.

1.2 Acessibilidade

As dependências da escola e os sanitários não são acessíveis aos portadores de deficiência, além de não ter sala de atendimento especial.

2. INTRODUÇÃO

Durante o 1º semestre de 2019, no absoluto exercício da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia I, do Curso de Filosofia (Licenciatura) da UNIP/SP, sob orientação da Tutora Prof.ª Luma Caroline Santos Costa. Tive como meta a carga horária de 200 horas. Ao que tudo indica é substancialmente o ponto de partida, o inicio básico do aprimoramento funcional, o encontro do neófito com o conhecimento prático. Que tem como fundamento integrar teoria e prática, o tratar in loco com a experiência e proporcionar ao discente participação efetiva em situações reais relacionadas ao ofício. É oportuno destacar que esse trabalho de campo também consolida a profissionalização e explora as competências básicas indispensáveis para uma formação profissional ética e corresponsável pelo desenvolvimento do saber e melhoria da qualidade do aprendizado.

Ao observa o desempenho do educador o estagiário tem que estar atento as situações conjunturais e as teorias, comparando-as na prática. Certificando que teoria e pratica se misturam, se completam, se fundem. Afinal é na sala de aula que o discente, através do estágio, tem a oportunidade de aperfeiçoar e aprender o exercício da sua função na prática.

Acerca dos valores e das responsabilidades inerentes a atividade pedagógica, denota ser uma caminhada um tanto árdua e com muitos percalços, principalmente devido o ensino brasileiro ter sido aviltado ao longo de décadas por uma série de mazelas que se abateu sobre ele. Todavia, situação não menos trágica e que até hoje conspira contra o ensino do nosso país, contribuindo diretamente para esse resultado pífio e inexpressivo é a doutrinação político-ideológica de jovens e crianças com interesses espúrios voltado às conveniências da esquerda marxista.

Ainda assim, fazer parte do corpo docente tem um valor incomensurável. E é um caminho que deve ser trilhado por indivíduos privilegiados que sentem prazer naquilo que faz e queira de fato propiciar conhecimento ao outro.

2.1 Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

Nesse trabalho de campo, na perspectiva de estágio como pesquisa, podemos eventualmente nos deparar com fragmentos negativos que ás vezes podem nos contaminar e, influenciado por correntes obscuras e negativas aderirmos a conceitos subjetivos e dúbios. Como por exemplo as ideologias-partidárias interessadas na doutrinação do povo, sobretudo, na classe estudantil (filosofo italiano Antônio Gramsci: conhecido por mostrar como a cultura influencia importantes mudanças na sociedade). Tanto através da grade curricular como por mensagens subliminares de cunho marxista. Devemos ficar atentos, pois isso pode causar um retrocesso irreversível no que concerne ao ensino/aprendizagem, ao saber e à evolução do conhecimento.

No que se restringe ao trabalho e empenho do corpo docente envolvido no processo de Estágio Curricular Supervisionado, foi notória a experiência dos profissionais. Que foram exemplares e de uma dedicação sem precedentes. Suas atitudes com relação ao trabalho remetem a um profissionalismo invejoso. Coordenam as tarefas com presteza, atenção e igualdade, transmitindo seus conhecimentos sempre respeitando as peculiaridades e diferenças individuais. Tanto professores quanto equipe pedagógica estão focados em dar o seu melhor, em apoiar e propiciar um ensino de qualidade, com confiança e competência.

3. PERFIL DO PROFESSOR

Foram realizadas 200 horas de estágio nas turmas do Ensino Médio. Nesse período foi observado que o exercício da docência é um constante repensar de ações frente as pessoas em formação. Tal compromisso demanda um despojar de ideias pré-concebidas (teoria) acerca de diferentes histórias de vida em seus amplos contextos sociais.

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de Docência

Tempo de Trabalho nesta escola

?

Filosofia (Licenciatura)

anos de docência

anos que trabalha nesta escola

?

Filosofia (Licenciatura)

anos de docência

anos que trabalha nesta escola

Filosofia (Licenciatura)

anos de docência

.anos que trabalha nesta escola

4. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com