TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTADO NA PESRPECTICA MARXISTA E WEBERIANA

Por:   •  31/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IF-AL

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA

DOCENTE: MANOEL VALQUER OLIVEIRA MELO

Elaine Costa da Silva

O Estado na perspectiva Marxista e Weberiana

Palmeira dos Índios, AL

2013

Atividade3

Elaine Costa da Silva

Qual a concepção de Estado para Karl Marx e Max Weber?

O Estado é uma expressão necessária da luta de classes e tem como função garantir e reproduzir o estágio atual da luta de classes. As políticas estatais atenderiam mais aos grupos que possuem uma posição privilegiada nessas lutas, ou seja, as classes dominantes na sociedade.

Pontos principais das perspectivas Marxista e Weberiana

Existem grandes diferenças entre a perspectiva Marxista e a Weberiana.

Para a Weberiana, o que determina o Estado é as dinâmicas que ocorrem no seu interior: O Estado é definido pelo seu poder interno.

Por outro lado, segundo a perspectiva Marxista, o Estado é determinado por forças que se situam fora dele: na sociedade.

Assim podemos dizer que Weber adota uma perspectiva internalista, ao passo que Marx adota uma perspectiva externalista.

Outra diferença é que Weber percebe uma oposição entre o público e o privado: o Estado surge na medida em que ocorre essa separação quando os poderes particulares são expropriados, formando a ordem pública. Por outro lado, para Marx não ocorre essa separação, pois o público é condicionado pela esfera privada.

http://books.google.com.br

O Estado Moderno é um agrupamento de dominação que apresenta caráter institucional e que procurou com êxito monopolizar, nos limites de um território, a violência física legítima como instrumento de domínio. (Weber, 1989, p.61)

Na visão marxiana o Estado é o aparelho ou conjunto de aparelhos cuja principal função é tentar impedir que o antagonismo de classe degenere em luta. Entretanto, este mesmo Estado não se atém a mediar os interesses das classes opostas, mas acaba por contribuir e reforçar a manutenção do domínio da classe dominante sobre a classe dominada. Temos aqui, portanto, a dominação de uma classe sobre as outras, ou seja, o poder organizado de uma classe para oprimir outra, sendo o Estado a expressão dessa dominação de classe.

Ao analisar o material de pesquisa é possível identificar algumas diferenças entre a perspectiva Weberiana e a perspectiva Marxista.

A teoria Weberiana tenta explanar o Estado por meio das disputas pela centralização do poder. Uma das maneiras mais usadas para centralizar o poder é expropriar os meios que se achavam dispersos e em monopólio de grupos independentes do Estado. Formulando uma oposição entre o público e o privado e aprovando uma perspectiva internalista.

Já para Marx o Estado surge da sociedade e das classes, sendo a manifestação da luta de classe e da autoridade de uma delas, sendo uma forma de controle de uma classe sobre as outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com