TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENÇAS ENTRE O ESTADO LIBERAL E O ESTADO DE INSPIRAÇÃO MARXISTA

Por:   •  29/11/2018  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMANET

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TUTORAS: ANA PAULA SOEIRO CALDAS ROCHA; JOVERSINA MARTINS DE SOUSA

VALDENE DE JESUS VIANA SOUZA

AS DIFERENÇAS ENTRE O ESTADO LIBERAL E O ESTADO DE INSPIRAÇÃO MARXISTA

ARARI-MA

2018

VALDENE DE JESUS VIANA SOUZA

AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA EDUCAÇÃO MARANHENSE DURANTE O SÉCULO XIX

Resenha apresentada para a avaliação da disciplina História da Educação Brasileira da Universidade do Estado do Maranhão UEMA/Núcleo de Tecnologias para Educação/UEMANET.

Prof. Ana Livia Bomfim Vieira

ARARI-MA

2018

RESENHA

AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA EDUCAÇÃO MARANHENSE DURANTE O SÉCULO XIX

                                                                                         Valdene de Jesus Viana Souza

VIEIRA, Ana Livia Bomfim. Unidade 4: A Educação no Contexto Maranhense. In: ____.  História da educação Brasileira [e-Book]. São Luís: UEMA; UemaNet, 2018.

        Ana Livia Bomfim Vieira, Graduada em História (1996), mestrado em História Social (1999) e doutorado em História Social (2005), todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de História Antiga na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, etc.

A unidade IV A Educação no Contexto Maranhense do E-Book de História da Educação Brasileira mostra que a educação no Brasil, e especificamente no Maranhão sempre enfrentaram e ainda enfrentam diversos problemas. O século XIX no Maranhão é marcado por diversas dificuldades, como a falta de sistematização do ensino, falta de materiais didáticos, o despreparo dos professores, desigualdade do ensino, entre outros. Outra questão era que a educação era voltada principalmente para a formação somente das elites, enquanto os demais, as pessoas mais desprovidas, não usufruíam de uma educação de boa qualidade, além desse ensino ter o intuito maior de torná-los bons trabalhadores. Somente na metade do século XIX que algumas inovações educacionais começaram a chegar no Brasil, e consequentemente no Maranhão, como a educação conjunta dos sexos, os jardins de infância, uma presença muito grande de mulheres no magistério. Essas inovações parecia ser um grande avanço educacional, porém na pratica não foi isso que aconteceu, isso por que como mostra nessa unidade do e-book, a educação brasileira naquele período era profundamente construída sobre alicerces conservadores baseados em uma moral cristã, onde o ensino relacionado as mulheres tinha um único objetivo, torna-las boas donas de casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com