TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Marx

Por:   •  6/4/2020  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

                                     Fichamento Marx

Aluna: Beatriz Nunes Spinosa

Curso: Jornalismo- Noturno.

Referência: Livro “Um toque de clássicos- Karl Marx”

Tema/Objetivo: O Marx cita que a razão era um mecanismo do entendimento do que é real, e também para a construção de uma sociedade mais justa de acordo com os seus princípios. Marx defende a igualdade de direitos, mas nega a igualdade de condições, ou você é dono dos meios de produção (burguesia) ou se vende a força do trabalho (proletariado).

Problema apontado pelo autor: Ele cita o problema da exploração ao trabalhador e a luta de classes na sociedade capitalista e como o proletariado acabaria tomando o poder das elites dominantes em todo o mundo. Questionava também a ideia que o capitalismo se autorregulava.

Argumento/Defesa do autor: Quanto a exploração ao trabalhador, Marx diz que essa relação de explorador versus explorado, tende sempre a permanecer no sistema capitalista, pois é a fonte de riqueza da burguesia, e nesse contexto que ele forma o conceito de ideologia. Já na luta de classes, diz que o proletariado acabaria tomando o poder das elites dominantes. Além disso, Marx rebatia a ideia que o capitalismo se autorregulava, para ele não existia uma força invisível, que trazia forças ao mercado.

Conclusões: Conclui-se que ainda que o filosofo alemão tenha vivido no século XIX, uma época bem diferente da atual, muitas de suas teorias podem ser aplicadas nos dias de hoje. Marx relata diversos assuntos que talvez sejam problemas infinito, mas seu objetivo sempre foi pensar em um sistema que os homens pudessem ser felizes, que atendesse todas as suas necessidades. Ele analisa a sociedade, estrutura econômica, socias, politicas e ideológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (20.2 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com