TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Mito e Realidade

Por:   •  18/7/2022  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO AVALIATIVO  

DISCIPLINA: Bases filosóficas da Psicologia

NOME: Gabriella Trindade Almeida

                        (12111PSI054)

VISTO:      

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

HENRY, John. O método científico. In: A revolução científica e as origens da ciência moderna. Rio de Janeiro: Jorge Ed.1998

(MÁX. 12 LINHAS)

APRESENTAÇÃO OBJETIVA DAS IDÉIAS DO AUTOR 

 O autor Richard Tarnas, no capítulo “A visão de mundo cristã” do livro “A epopéia do pensamento ocidental”, conta como o surgimento da igreja cristã, após o fim do império romano ocidental, se torna um padrão cultural europeu além da religião no século V quando Santo Agostinho transforma a autoridade cristã em obras teológica educativas e acolhedoras, um dos fatores que contribuíram para consolidação do cristianismo na Idade Média. O autor também cita Jesus Cristo, que mesmo não tendo registros autorais de seus ensinamentos, exceto pelas escrituras de autores gerações a frente de sua existência, ocupa sua posição de agente transformador da relação de Deus e os homens devido ao conceito de onipresença, que incentiva a regeneração moral, transforma o comportamento subjetivo para devoção, a compaixão, humildade e justiça.

ELABORAÇÃO PESSOAL SOBRE A LEITURA (COMENTÁRIOS E DÚVIDAS)

Foi difícil elaborar uma opinião sobre esse capítulo pois hoje estamos cercados por diferentes concepções sobre a influência do cristianismo no mundo ocidental. A idade média trouxe uma valorização do indivíduo, a visão romântica, porém também ficou conhecida como Idade das Trevas não só pelos inúmeros acontecimentos envolvendo epidemias mas também pelo caráter extremamente autoritário que a igreja católica exerceu violentamente sobre a Europa fazendo com que o próximo período da história tivesse o nome de Iluminismo, o século das luzes após as trevas. É inegável os traços que o cristianismo possui em nossa sociedade desde leis, o pensamento econômico, arte e a moralidade que infelizmente exercem sua influência até hoje sobre algumas decisões políticas democráticas, decisões essas que deveriam ser laicas como o direito à saúde pública para mulheres abortarem com segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com