TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Plano de negócios: O segredo do sucesso do empreendedor. Mito ou Realidade?

Por:   •  12/3/2017  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do artigo “Plano de negócios: O segredo do sucesso do empreendedor. Mito ou Realidade? ”

O professor da USP Jose Carlos Assis Dornelas lançou um artigo a respeito do plano de negócios; nele o autor apresenta os seus conceitos e estrutura fundamentais de teve ter o documento, é o porquê da importância dele.

O professor explica que toda a empresa necessita de planejamento, para gerenciar os investimentos, tecnologia e recursos humanos, assim identificando novas oportunidades. E a grande maioria dos novos empreendedores não sobrevive nos três primeiros anos de abertura.

Segundo o professor o plano de negócio pode ser apresentado para aquisição de empréstimos, ingresso em incubadoras de empresas entre outras. De fato, deve apresentar o plano de negócios para esses fins, mais principalmente para captar novas fontes de recursos e investimentos. Além de permitir um monitoramento frequente da situação atual, em relação no que foi planejado e metas estabelecidas; Através de reuniões para fazer essas análises a partir do documento de plano de negócio feito.

O empreendedor pode utilizá-lo como ferramenta de marketing interno e externo o plano de negócio, segundo o professor uma das partes que compõem o documento e o plano de marketing da empresa, planejamento estratégico e plano financeiro; com esses itens e possível utiliza-lo como marketing. Internamente irá resultar em aumento da conexão entre a pessoa e a empresa funcionários mais motivados, retenção de talentos, diminuição de custos trabalhistas, consciência sobre o trabalho realizado, melhoria na comunicação interna, agilidade no fluxo de informações, alinhamento de objetivos da empresa e do colaborador, sintonia entre valores, aumento de vendas.

Para o professor o plano se torna eficiente quando as informações nelas contidas circulam de forma satisfatória internamente sendo uma boa ferramenta de gerenciamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com