TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito e a Realidade

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Mito

Na sociedade onde vivemos em particular da minha região, existe um mito um tanto quanto curioso, que se trata basicamente na realidade social local. A população carente de meu município, que se denomina “População Carente”, na verdade não passa de pessoas que utilizam dos meios sociais para se passarem por pessoas vulneráveis e necessitadas, enfatizando a pobreza e a falta de oportunidade de emprego e a até mesmo de formação profissional.

Assim como o exemplo citado pelo nosso tutor, no caso do programa bolsa família, estou citando esse exemplo, pois vi essa realidade de perto, e podemos perceber que o mito da falta de oportunidades e essa colocação, autodenominação de “pobre” não passa de uma imagem fantasiosa.

Realidade

Na verdade, realmente acontece é que todas que se intitulam e ou se enquadram nessa situação, são pessoas que utilizam da Assistência Social a fim de obter vantagens e até mesmo lucro, uma infeliz realidade realmente. Além dos programas sócias já ofertados pelos Governos nas esferas Municipais, Estaduais e Federais, mostra que basta o cidadão querer, que isso lhe trará poder. Um exemplo claro é que muitas dessas pessoas passam por programas de capacitações profissionais ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com Senac, Senai, enfim o Sistema “S”, entre outros, nosso pequeno município conta muito com os profissionais no meio rural que gera um grande numero empregos em enumeras áreas, desde serviço de campo quanto serviços administrativos.

Citei isso como exemplo, pois em um dia próximo recebi um testemunho de uma pessoa que passou pelas capacitações ofertadas em nosso município gratuitamente a população em geral, porém com foco principal nas famílias de maior vulnerabilidade, testemunho este que tal cidadão esta realizado profissionalmente devido ao serviço prestado pelo município, e esse mesma pessoa se pronunciou dizendo que era uma dessas que se fazia de “coitadinha” para aproveitar da situação do falso “pobre”, sendo que na verdade basta a força de vontade e o empenho de cada um para se tornar um cidadão honrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com