TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDENDO (E ENSINANDO) SOBRE AS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS: PARCERIA MINHA VIDA NO CAMPO-CSA PPTE E FCT/UNESP

Por:   •  3/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  5.145 Palavras (21 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

RELATÓRIO FINAL - PROEX

“APRENDENDO (E ENSINANDO) SOBRE AS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS: PARCERIA MINHA VIDA NO CAMPO-CSA PPTE E FCT/UNESP”[pic 2]

ORIENTADOR: PROF. DR. FERNANDO SÉRGIO OKIMOTO

PROF. DR DO DEPTO DE PLANEJAMENTO, URBANISMO E AMBIENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE PRESIDENTE PRUDENTE UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

ALUNA: GABRIELA DE SOUZA HOCHLEITNER LOURENÇO

GRADUANDA EM ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

COLABORADORES: ALEXANDRE NUNES BATISTA E ROSE CHAGAS BATISTA

PERÍODO: de 01 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016

Presidente Prudente, fevereiro de 2017.

SUMÁRIO

  1. Introdução        3
  2. Justificativa        4
  3. IPOP        7
  4. Gestão de Atividades        8
  5. Implantação        9
  6. Protótipos virtuais        12
  7. Viabilidade        23
  8. Produção científica        23
  9. Resultados obtidos e previstos        24
  10. Conclusão        31
  11. Anexos        33
  12. Referências        40

  1. Introdução

O século XX foi marcado por significativas transformações, uma delas foi uma tomada de consciência a respeito dos problemas ambientais gerados pelo desenvolvimento acelerado que a sociedade vivenciava, desencadeando no surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável. O setor da construção civil, por ser uma atividade altamente consumidora de recursos naturais tanto nas fases de edificação quanto no próprio uso das edificações e por ser impactante até na fase de descarte pós-consumo, também foi influenciado por estes novos debates e vive um processo de mudanças, sendo indispensável, no contexto ambiental atual, a busca por tecnologias limpas. Somando a isso, devemos levar em consideração o foco social, econômico, cultural e político:

“Desenvolvimento tecnológico e social e equilíbrio ambiental devem caminhar juntos, gerando tecnologias limpas, sem agressões à biodiversidade e aos ecossistemas. Isto é desenvolvimento sustentado - ao mesmo tempo estimula o crescimento, o desenvolvimento e preserva os recursos naturais, para gerar comunidades auto-sustentáveis.” (ADAM, 2001, p. 32).

Diante disso, este projeto pretende difundir conceitos e técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, gerando uma maior conscientização da população em geral e do meio técnico, em específico. Para isso, pretende- se divulgar as tecnologias sustentáveis da construção civil e da engenharia ambiental (além dos assentamentos rurais/ urbanos que as apoiam) principalmente para crianças do ensino fundamental e os estudantes alinhados com esta temática, promovendo desta forma a gestão das tecnologias ambientais, estruturando um sistema de práxis das tecnologias estudadas; desenvolvendo novos materiais e novas técnicas.

Assim, contara com projetos em andamento que pesquisam o desempenho de materiais de construção como bambu, terra, borracha, etc que estão sendo estudados pelo grupo de pesquisa em questão. O palco para divulgação e práticas acadêmicas, implantação e avaliação de protótipos experimentais, curso, oficinas, palestras sobre temas relacionados e outras vivências deste projeto será o Instituto de Permacultura do Oeste Paulista - IPOP, implantado no Sítio São João, localizado próximo ao bairro Belo Galindo,

em Presidente Prudente, que trabalha com agricultura ecológica. Realizado por meio de parceria com o projeto Minha Vida no Campo – CSA.

  1. Justificativa

Em decorrência ao contexto da crise socioambiental, principalmente em relação à construção civil convencional, que não consideram aspectos naturais locais, além de ser excessivamente poluidor, emprega materiais não sustentáveis em sua maioria, é de grande importância pensar-se em alternativas para reverter este cenário, relacionadas à propagação de conceitos e técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, para ocasionar a conscientização da sociedade e do meio técnico, em específico.

Assim, a permacultura surge como alternativa interessante a qual este trabalho  desenvolveu  seu  objeto  projetual  central,  como  será  mostrado  a

[pic 3]

[pic 4]

Localizada no Oeste do estado de São Paulo, a cidade de Presidente

[pic 5]

distando desta cerca de 558 km da capital. Ocupa uma área de 562,794 km², sendo que 16,5600 km² estão em perímetro urbano.

Figura 1: Localização de Precidente Prudente/SP

[pic 6]

Fonte: IBGE, 2017

[pic 7]

1 Segundo censo do IBGE 2016.

[pic 8]

tendência e interesse em consumos de produtos de hortas orgânicas, ainda que não realizado um estudo quantitativo aprofundado nesse aspecto.

A cidade conta com uma rede universitária ampla, com exemplos

[pic 9]

questão, como Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Civil, entre outros. Além das escolas de ensino fundamental e médio.

Os pontos citados anteriormente foram subsídios para a escolha da implantação do objeto na cidade, porém o fator determinante foi o Trabalho Final de Graduação da arquiteta Marina Mello Vasconcellos, em 2002, junto a UNESP – Presidente Prudente/SP, que idealizou e projetou o Instituto de Permacultura que recebeu o nome dado por ela de IPOP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com