TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lado Moral

Artigo: O Lado Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

A aula do Professor Michael Sandel nos coloca diante de várias situações muito polêmicas.Se você tivesse que escolher entre matar uma pessoa para salvar a vida de outras cinco e não fazer nada, mesmo que você saiba que cinco pessoas iriam morrer diante de seus olhos, o que você faria?

Qual seria a coisa certa a fazer? Isso é o cenário hipotético que o Professor Michael Sandel usa para lançar seu curso de raciocínio moral. Após a maioria dos estudantes votarem para matar a pessoa, a fim de salvar a vida de cinco pessoas, Sandel apresenta três enigmas similares, cada uma com uma moral criativamente concebida para tomar a decisão mais difícil.

Como os estudantes se erguem para defender suas escolhas conflitantes, torna-se claro que os pressupostos por trás do nosso raciocínio moral são muitas vezes contraditórios, e a questão do que é certo e o que é errado nem sempre é simples.

O que o professor quis mostrar, é que não é tão fácil assim discernir o que é certo e errado, nem julgar quem toma uma decisão em determinado momento. A lógica pode ser a mesma, mas a situação muda, e por isso, nos comportamos diferentemente. Muitas vezes pensamos nas consequências morais dos atos e são por elas que nos baseamos. No entanto, nos casos mais complicados (como no exemplo do homem gordo na ponte ou do paciente inocente fazendo um check-up), pensar somente nas consequências (matar 1 para salvar 5) não é suficiente. Ao invés de pensar na consequência do ato, colocamos a moralidade no que é certo ou errado e, nos nossos deveres.

Quando pego a estrada para fazer meus plantões semanais, na estrada que está em obras e com “pare e siga”, fico observando como é comum motoristas furarem a fila do sinaleiro a fim de economizarem tempo e não ficarem lá no final da fila. Fico me perguntando se essas mesmas pessoas que furam a fila no sinal, furam a fila do cinema, no mercado, no banco, etc. Acho pouco provável que as pessoas que cometam essa “imoralidade” façam o mesmo em outros locais, tendo em vista que, ao meu ver, fazer algo escondido é bem diferente do que fazer aos olhos de outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com