TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MITO DA CAVERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO ATUAL

Por:   •  11/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA[pic 1][pic 2]

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMANET

CURSO DE GEOGRAFIA – UAB / POLO DOM PEDRO

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Marcela do Nascimento Gomes Silva

O MITO DA CAVERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO ATUAL

Trabalho apresentado a Disciplina Filosofia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.

Orientadora: Profª Gisselly Poliana Santos Muniz.

Dom Pedro / MA

Abril / 2019

O MITO DA CAVERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO ATUAL

A Alegoria da Caverna faz parte obra A República do Filósofo grego Platão, escrita no século IV a.C. O Livro VII de A República, é formado por um diálogo entre Sócrates e Glauco, em que Platão imaginou uma alegoria para descrever a grande limitação em que a maioria da humanidade se encontra.

Na Alegoria da Caverna, Platão faz uma divisão do mundo em duas realidades, a sensível, que se percebe pelos sentidos, e a inteligível (o mundo das ideias) conhecido somente através da razão. É na relação entre estes dois mundos que deve ser encontrada a utilidade da filosofia. A caverna é a vida de aparências, na qual muitas pessoas vivem, a filosofia é o instrumento que possibilitará o verdadeiro conhecimento.

Conforme Marcondes (2010, p. 65) A Alegoria da Caverna, assim como outros livros da República, trazem uma discussão do mesmo tema, “o conhecimento, seus diferentes graus ou tipos e o processo pelo qual pode ser alcançado através da ascensão da alma a uma realidade superior, visando com isso caracterizar o governante ideal como aquele que conhece a deia de Justiça.”

De acordo com Chauí (2014), a caverna seria o mundo de aparências em que vivemos, e as sombras projetadas seriam as coisas que percebemos. A autora ainda nos esclarece que o prisioneiro que se liberta e sai da caverna, é o filósofo; que a luz do sol é a verdade; Que seria o mundo iluminado pelo sol da verdade é a realidade; E por fim, que o instrumento que permitiu a liberdade do prisioneiro e com o qual ele deseja libertar os outros seus companheiros de caverna é A filosofia.

Ao fazer uma ligação do mito da caverna com o processo educacional pode-se perceber que é por meio da educação que o aluno consegue aos poucos ir se libertando das “sombras da ignorância” rumo ao caminho do conhecimento, sendo necessário para isso quebrar as correntes do preconceito e crenças das quais estão inseridos.

É tarefa da escola por meio do processo educacional levar esses indivíduos, a verem o mundo de uma forma crítica, livrando-se dos preconceitos de modo que desenvolvam novos conhecimentos à luz da verdade, saindo definitivamente da caverna.

Vale lembrar que é por meio da educação que se consegue fazer uma transição do “mundo sensível” o mundo percebido por meio dos sentidos para o “mundo inteligível” o mundo das ideias, de acordo com Platão livro VII República o mito da Caverna.


REFERÊNCIAS

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 2. ed. – São Paulo: Ática, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (219.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com