TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODULO COMPLEXO DE ÉDIPO

Por:   •  25/10/2022  •  Resenha  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

MODULO 9 – COMPLEXO DE ÉDIPO

Aluna: Thayane Lanfredi

Atividade: texto reflexivo sobre a história de Édipo e como identificar o complexo de Édipo na análise.

História de Édipo:

De maneira sucinta, a história de Édipo ou mito de Édipo, como é mais conhecido, conta a narrativa de Édipo e uma maldição a ele proferida antes mesmo de nascer. Seu pai, Laio, sabia da maldição ao engravidar sua esposa Jocasta. Eles optaram por permanecer com a gravidez, mas temendo a profecia, ao nascer Édipo foi deixado para morrer amarrado de cabeça para baixo em uma arvore. Contudo, um pastor que passava pelo local avistou a criança e a salvou, levando-o para sua cidade para posteriormente ser adotado.

Seus pais adotivos o batizam com nome de Édipo, que traz o significado da mitologia grega como “aquele que tem os pés furados”. Anos depois, o jovem opta por consultar o oráculo para saber sobre seus antepassados e descobre a maldição a ele designada, que mataria seu pai e desposaria sua mãe. Por acreditar que seus pais adotivos eram seus verdadeiros pais, Édipo opta por abandonar sua família para que a profecia não seja cumprida. No caminho para seu novo destino, Édipo encontra um senhor, com o qual discute e acaba matando (senhor que mais tarde acabará descobrindo que era seu pai).

No caminho ao chegar à cidade de Tebas, Édipo encontra uma esfinge que estava assombrando a cidade. Essa esfinge propõe a ele a resolução de um enigma. Se ele acertasse, ela se mataria, se ele errasse, então quem iria morrer era Édipo. O famoso enigma era o seguinte: qual animal tem 4 patas de manhã, 2 patas a tarde e 3 patas a noite? De imediato Édipo responde: o homem. O significado é que ao nascer o ser humano engatinha, quando adulto caminha sobre suas pernas e ao ficar velho tem auxílio de uma bengala para andar. Com isso, Édipo derrota a esfinge e se torna Rei de Tebas.

Casa-se com a irmã do até então Rei. Essa irmã era Jocasta, sua mãe biológica. Tudo isso ocorre sem Édipo saber que o homem que matou era seu pai, e a mulher com quem casou era sua mãe. Cumprindo assim seu destino e sua maldição. Anos despois ao descobrir toda a história através da consulta com o oraculo de Delfos, Édipo inconformado fura seus próprios olhos e sai sem rumo pela vida. Sua mãe biológica ao saber comete suicídio.  

Através da história de Édipo conseguimos entender a semelhança e significado dado a teria do complexo de Édipo por Freud. O autor explicou uma das fases principais do desenvolvimento sexual da criança baseado na história do mito, mais especificamente a fase fálica, que ocorre aos 4 anos de idade.

O complexo de Édipo faz referência ao relacionamento triangular entre mãe, pai e filho. Em especifico o amor do filho pela mãe e a rivalidade com o pai (de maneira similar o mesmo ocorre com a filha em relação a imagem do pai e rivalidade com a mãe). De maneira sucinta o Édipo se desenvolve na fase fálica, mas seu desenvolvimento começa ainda nas primeiras fases psicossexuais da criança. Mesmo antes de nascer, ainda na barriga da mãe, a unidade mãe/criança é uma só. O bebe nessa fase se confunde com a própria mãe e entende o corpo da mãe como sendo o seu. Já nos primeiros meses de vida, ainda que há a diferenciação da unidade mãe/criança, o bebe ainda enxerga no corpo da mãe uma parte ainda sua que lhe fornece prazer, através e principalmente, com a amamentação. O bebe entende a mãe como um objeto que sacia seu desejo.

São nessas primeiras fases do desenvolvimento da criança que há o desenvolvimento do narciso. Ele é um fator importante para posteriormente entender de que maneira e com qual intensidade a criança passara pelo complexo de édipo. O narciso do bebe é justamente a não compreensão de que ele e sua mãe são unidades diferentes. Para o bebe sua mãe é uma extensão sua, uma parte que lhe pertence e lhe fornece prazer. Se nessa fase a mãe incentiva o narciso, saciando e suprindo todas as necessidades da “sua majestade, o bebe’’ (FREUD, 1914), certamente a dependência da criança pela mãe e a quebra de laços será muito mais dificultosa para ambos quanto este vir a ser adulto.

Com o passar dos anos e o distanciamento (fim da amamentação) há então essa busca pela volta da atenção plena da mãe, ao mesmo tempo em que a criança percebe que precisa dividir essa atenção com a figura do pai. A criança entende a figura paterna como um possível inimigo com o qual tem que dividir a atenção de sua mãe. É nesse momento que se não houver uma resolução do complexo bem definida pela figura paterna principalmente, através da castração, que as sequelas podem vir a se manifestar na fase adulta.

Segundo David Zimerman, o complexo de Édipo não é somente um desenvolvimento pulsional, mas também uma forte influência do contexto familiar e cultural da qual a criança está inserida. Os papeis de cada unidade da tríade (mãe – pai – criança) são essenciais nessa fase do desenvolvimento e posteriormente na determinação do gênero sexual da criança. A mãe pode exercer o seu papel de mãe ao mesmo tempo que esposa, deixando esses limites bem estabelecidos com a criança, ou manter os moldes de uma ‘’gravidez eterna” com a exclusão do pai do campo afetivo (Zimerman, pag. 401, 1999). O papel do pai na contemporaneidade é fundamental. Entender se esse pai é uma figura ausente ou presente, ao mesmo tempo que, exerce seu papel de marido amoroso, ou por outro lado, tem uma presença frágil e conivente, influencia muito no desenvolvimento do complexo na criança. Essa presença ou não do pai, abre brechas para a figura da mãe passar sua interpretação desse relacionamento com a figura paterna para seu filho, o que não sendo raro essa imagem da mãe pelo marido seja depreciativa. Nesse último caso aumentando ainda mais o sentimento de rivalidade da criança para com seu pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com