TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marx e a Natureza

Por:   •  20/5/2017  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

Disci

Importante: 
Sempre desenvolva textos com sua própria argumentação. Nunca copie e cole informações da Internet, de outro colega ou qualquer outra fonte como sendo sua produção.

Resolução / Resposta

Analisar atualmente a natureza e o modo pelo qual o individuo relaciona-se com ela na conjuntura das forças produtivas capitalistas, nos fomenta a nos pautar em fundamentos filosóficos para podermos debater a evolução do capitalismo.

Para Karl Marx (século XIX), a natureza não deve ser configurada como externa à sociedade, uma vez que  esse elo é um produto histórico, e o estimulo dessa relação é o processo de trabalho, pois tanto o individuo/trabalhador como a matéria-prima a ser transformada são concedidos pela natureza ao trabalho.

No processo de apropriação e de transformação dos recursos pelo homem, através do trabalho, ocorre o processo de socialização da natureza. O trabalho torna-se então, o mediador universal na relação do homem com a natureza. '(…) o trabalho é, num primeiro momento, um processo entre a natureza e o homem, processo em que este realiza, regula e controla por meio da ação, um intercâmbio de materiais com a natureza' (Marx, 1967:188).

Ou seja, há uma troca ininterrupta de ações e reações entre indivíduos e sociedade. O homem é um efeito da sociedade e a sociedade é um produto do homem. Este então é o processo por meio do qual os seres humanos interagem entre si e com o meio ambiente, através do qual, transformam a natureza e, ao fazê-lo, transformam-se a si próprios.

Marx considerava que nesse processo os indivíduos geram às relações de produção e o conjunto dessas relações leva ao modo de produção. Esse sistema de produção separa a sociedade em duas classes antagônicas: a dos proprietários e a dos não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção. Para sobreviver, esta última é obrigada a vender para a primeira sua única propriedade, a força de trabalho.

Marx se contrapõe a esse sistema capitalista, e à forma de exploração dos burgueses em relação aos proletários, às desigualdades sociais, econômicas e políticas, idealizando outra forma de sociedade, em que os proletários se conscientizem do poder e do conhecimento social e assim haja uma sociedade menos desigual, mais harmônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com