TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A natureza dupla dos bens, de acordo com Marx ("Capital")

Artigo: A natureza dupla dos bens, de acordo com Marx ("Capital"). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Artigo  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

1) Disserte sobre o duplo caráter da mercadoria, conforme Marx (O Capital)?

2) Disserte sobre a relação entre a "ética protestante" e o "espírito do capitalismo", segundo Max Weber"?

Respostas

1) Primeiramente mercadoria é definida como um objeto externo que possui duplicidade com relação à valor de uso e valor de troca tem o objetivo de satisfazer as necessidades humanas, essas necessidades podem ser referidas como de estômago ou como da fantasia, as coisas uteis como por exemplo o ferro, madeira e papel, também apresentam uma duplicidade podendo ser quantitativa ou qualitativa.

O uso de valor pode ser caracterizado de acordo com a sua utilidade que é determinada pelas qualidades físicas o próprio corpo da mercadoria, como por exemplo, ferro, cobre e diamantes, os valores de uso só se realizam pelo uso ou pelo consumo, ao retirar o valor de uso de uma mercadoria só sobra a qualidade de ser um produto do trabalho. A analise do valor de uso indica sua determinação quantitativa, uma mercadoria pode ser um valor de uso e não ser um valor deve ser apenas útil ao homem sem derivar do seu trabalho.Os valores de uso os corpos das mercadorias, são a combinação de dois elementos, matéria e trabalho.

Já o valor de troca é caracterizado de principio como uma relação quantitativa o tempo necessário para produzir uma mercadoria, que possibilita a troca, o uso do dinheiro como instrumento de troca diferencia as relações de troca monetárias por troca direta, na relação de troca das mercadorias o seu valor de troca é independente do seu valor de uso.

2) Max Weber faz uma diferenciação entre as sociedades protestantes e as católicas, segundo uma ética relacionada a fins monetários, para ele o dinheiro não está mais relacionado

como um meio do homem satisfazer suas necessidades materiais, sendo este um principio que guia o capitalismo a religião organizou o modo de trabalho dos homens, se para os católicos a salvação divina estava relacionada ao esquecimento do mundo mundano incluindo relações econômicas fazendo o trabalho ser desnecessário e mal visto, já que o mesmo não assegurava salvação. Os protestantes tinham como visão que empoderava o trabalho como uma ferramenta de salvação, o trabalho, vocações e coisas antes consideradas mundanas agora eram incentivadas, Weber mostrar que existe uma relação entre países mais desenvolvidos, e a predominância da religião protestantista.

Para ele o capitalismo e o desenvolvimento econômico se relacionavam com a ética do trabalho que só o protestantismo despertou, mas não necessariamente o protestantismo criou o capitalismo, mas despertou o espirito capitalista. Segundo o pensamento Calvinista a salvação da alma era dada pelo trabalho justo e honesto visando sempre o bem comum o que não é a ideia central do capitalismo. Segundo Weber um dos elementos do espírito do capitalismo moderno é a conduta racional baseada na ideia de vocação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com