TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  15/9/2021  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

ESMU – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

IGOR CANTO GOMES

O PAPEL DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Para falar sobre este tema, podemos pensar nos tipos de educação que vigoraram no mundo antigo grego, e também concepção dos fundamentos na finalidade da educação segundo os gregos.

Quanto aos tipos da educação, podemos ver que ainda hoje funcionam em alguns estados contemporâneo, como por exemplo a educação técnica, ética e política, onde se prepara o indivíduo para exercer certa função.

A educação técnica está ligada a educação profissional do indivíduo. Na antiguidade grega, como ainda hoje, o ensino era feito de duas formas, de uma maneira formal e outra informal. Formal era onde o indivíduo ingressava em uma escola e aprendia uma série de disciplinas para adquirir uma certa competência e poder exercer posteriormente seu oficio. Já no ambiente informal, trata-se de profissões como artesãos, que possuíam um aprendiz ao seu lado sempre olhando e imitando, tentando na base de erros e acertos, até a hora em que ele aprende com algum ou outro conselho que o mestre ensina. Hoje em dia, ainda seguimos muitos modos referentes aos gregos, a diferença é que hoje possuímos vários ofícios em que aprendemos de maneira formal.

A educação ética visa adicionar no indivíduo, ou mais precisamente na criança, valores propriamente morais ou religiosos que a sociedade preza e cultiva. Na Grécia e ainda hoje, isso é o que se faz normalmente em um ambiente familiar, os adultos que cuidam da criança vão encucando na criança princípios tentando faze-lo se comportar de certa maneira. Porém, na Grécia antiga, os princípios e valores eram transmitidos também por uma gente especializada, como poetas e filósofos.  

Quanto a educação política, vale lembrar que há vários ambientes, sendo eles monárquico, aristocrático ou democrático. No ambiente monárquico, essa educação só cabe para um indivíduo, que aquele que se prepara para suceder o atual rei. Já no ambiente aristocrático ainda é um pouco assim também, mas trata-se de um grupo de cidadãos a quem interessa a educação política preparatória para governar a cidade. Então é evidente que em um ambiente democrático que a educação ganhou uma importância maior, porque quem delibera das coisas da cidade é quem toma as decisões e depois executa, ou seja, todos os cidadãos, como também é a forma em que tomamos decisões atualmente. Aristóteles, porém acreditava que nesse caso a educação devia ser igual para todos, pois o que acontecia é que muitas vezes a educação que um recebia, era diferente do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com